Aspectos sobre aumento da população em situação de rua são pontuados em documento

Vereador Gerson da Farmácia (MDB) requisitou à Prefeitura informações para solucionar problemas como insegurança e vulnerabilidade social
Visualize fotos

Na sexta-feira (12), o vereador Gerson da Farmácia (MDB) protocolou um documento, solicitando à Prefeitura informações sobre o aumento da população de pessoas em situação de rua na região central de Araraquara.

No documento, o parlamentar pede alternativas ao Executivo para resolver questões de segurança e para garantir aos cidadãos o direito de frequentar agências bancárias, comércio em geral, igrejas, praças, além da garantia de ir e vir com tranquilidade, sem se sentirem intimidados.

“A presença crescente desses grupos vulneráveis nas ruas da cidade não apenas gera desconforto e insegurança para os residentes, mas também afeta diretamente a ordem pública e a sensação de bem-estar da comunidade. O aumento da incidência de atividades perturbadoras, como consumo de drogas e álcool em locais públicos, bem como conflitos e brigas frequentes, contribui para a deterioração do ambiente urbano, podendo criar um ciclo de deterioração social”, destaca o vereador.

Ele questiona o número de pessoas em situação de rua no município, se há identificação desses indivíduos e se existe um plano da Secretaria Municipal de Assistência Social e outros órgãos para remanejar a população para seus municípios de origem.

O parlamentar também pergunta qual a frequência das manutenções e limpezas nos espaços públicos e quais programas ou políticas existentes estão sendo oferecidos pela Prefeitura para atender a essa população, incluindo abrigos temporários, assistência médica e psicológica, programas de reinserção social e outras iniciativas que visam ao acolhimento e ao suprimento das necessidades de saúde mental da população em situação de rua em Araraquara.

“Como é realizada a fiscalização dos espaços públicos em Araraquara, quais medidas estão sendo adotadas para coibir atividades ilegais e quais ações estão sendo realizadas junto à Secretaria Municipal de Assistência Social e aos órgãos competentes para solucionar a insegurança e a situação de vulnerabilidade social?”, questiona Gerson.

 

 




Publicado em: 18/04/2024 12:32:25