EL: vereadores aprovam modelo de curso de oratória

Depois de quatro módulos, os vereadores de Araraquara encerraram o curso de oratória com orientações de como falar em público promovido pela Escola do Legislativo da Câmara de Araraquara. A atividade desenvolvida durante quatro semanas deu dicas teóricas e práticas elogiadas pelos parlamentes por trazer de forma direta informações que podem ser aplicadas por eles durante o atendimento ao público em eventos representando o Poder Legislativo.

“Foi bem satisfatório o curso porque nos deu uma série de dicas básicas que podemos usar no nosso cotidiano como o uso correto do microfone, a roupa ideal e como se portar diante de um público”, diz o vereador Adilson Vital (PV). Na mesma linha, o vereador Rodrigo Buchechinha (SDD) aprovou a iniciativa e já aguarda a próxima atividade do gênero. “A gente acha que sabe das coisas e descobre-se que não sabe nada. Aprendi sobre postura e voz.”

Para o vereador Edio Lopes (PT) o curso de deu dicas simples e práticas até de qual a hora exata de respirar.” A diretora acadêmica da Escola do Legislativo, Alessandra Santos Nascimento, acredita que o curso permitiu aos vereadores repensarem suas apresentações de modo a aperfeiçoá-las seja no que se refere a fala, seja no que tange ao posicionamento adequado do corpo e a utilização dos recursos audiovisuais.

Na última aula, Paulo Cardoso, responsável pelo curso, falou um pouco sobre as características do discurso que envolve o seu planejamento e certo conhecimento do assunto proposto, além de dicas de como iniciar uma apresentação principalmente com o apoio de recursos audivisuais. Na opinião de Cardoso, até o traje usado em público deve ser observado por quem está passando uma mensagem.

De acordo com a Escola do Legislativo participaram do quarto módulo do curso os vereadores: Roberval Fraiz (PMDB), Jair Martinelli (PMDB), Elias Chediek (PMDB), Adilson Vital (PV), Edna Martins (PV) e o farmacêutico Jéferson Yashuda (PSDB).

Publicado em: 27/02/2014 21:08:12