O pontapé inicial da segunda edição da “Semana Municipal das Mães Atípicas”, instituída pela Lei Municipal nº 10.801/23, de autoria da vereadora Fabi Virgílio (PT), será na quinta-feira (15), às 18 horas, no Plenarinho da Câmara Municipal, com a palestra “Quem cuida de quem cuida”, com as psicólogas Cíntia Moraes e Juliana Superbi. Na sexta-feira (16), às 15 horas, acontecerá uma atividade lúdica com Fabi, que irá explorar o contexto do neurourbanismo, estimulando a criatividade para transformar espaços urbanos em locais mais acolhedores.
Já na segunda-feira (19), às 18 horas, também no Plenarinho da Casa de Leis, haverá mesa-redonda com o tema “Por Mães Visíveis”, com a vice-presidenta da Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Araraquara (Ampara), Michele Neves.
Para finalizar a semana, na terça-feira (20), às 14 horas, haverá a abertura da exposição “Por Onde Andam as Mães?”. A iniciativa tem o objetivo de promover debates, oferecer cuidados e ampliar a conscientização para que mães atípicas encontrem caminhos para também cuidar de si mesmas, mesmo diante dos desafios.
“As mães atípicas são aquelas que dedicam suas vidas ao cuidado de filhos neurodivergentes, com deficiências, síndromes ou doenças raras e demandam atenção, muitas vezes enfrentando essa jornada sozinhas”, considera a parlamentar.
Sobre as palestrantes:
Juliana Superbi é psicóloga perinatal e da parentalidade, com atendimento exclusivo para mães e mulheres. Idealizadora do Podcast Mães Autênticas.
Cíntia Moraes é psicopedagoga e psicóloga clínica especialista em adolescência com formação em Perdas e Lutas em Maternidade. Ela é esposa do Marcelo e mãe do Otávio.
Michele Neves é vice-presidenta da Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Araraquara (Ampara) e mãe atípica da Lívia.
Publicado em: 14/05/2025 11:13:31
Publicado por: Foto: Câmara dos Deputados