Agenda Cultural – 16/05/25

Música, teatro, feiras e oficinas agitam o fim de semana na cidade
Visualize fotos

           

Música

 

Com Ananda e os Pink Lee, o show “Rita e outras rebeldias” é um tributo vibrante às mulheres que transformaram a música brasileira, com destaque para Rita Lee e outras grandes vozes, como Gal Costa, Marisa Monte e Cláudia, além de canções da própria artista. Na sexta-feira (16), às 20h, no Sesc. Grátis e sem retirada de ingressos.

 

+ Música

 

Em “Baile do Síndico”, Frã Finamore faz um tributo a um dos nomes mais importantes da soul music nacional, Tim Maia. O repertório visita grandes hits do cantor, mesclando suas canções mais dançantes e baladas arrebatadoras. Grátis. Domingo (18), às 16h, no Sesc.

 

Território da Arte

 

Dentro da programação do 22º Território da Arte, na quinta-feira (22), as “Entrelinhas de Judith” convidam para uma visita mediada às obras de Judith Lauand que compõem o acervo do Senac Araraquara. Com mediação de Thomas Duque, Eder dos Santos e a turma do curso de Técnico em Design Gráfico. As inscrições devem ser feitas por meio do site: https://eventos.sp.senac.br/. O Senac fica na Rua João Gurgel (Rua 13), nº 1935, no Carmo.

 

            ‘Choro das Águas’

 

No domingo (18), o Choro das Águas muitas atrações. A programação começa às 16 horas, com a Feira de Artesanato, seguida pela Oficina de Discotecagem para crianças e jovens, ministrada por DJ Lelee (17 horas), e música ao vivo com a banda araraquarense Arquivo do Rock (18 horas), que apresenta o show “Tributo ao Rock Inglês”. Com mais de duas décadas de estrada, o grupo presta homenagem a Queen, Led Zeppelin, Iron Maiden, Black Sabbath e Deep Purple, entre outros. Grátis, na Praça do Daae, na Fonte Luminosa.

 

Feira

 

Sábado (17) tem Feira Tô em Casa, no Parque Infantil, das 10h às 19h, oferecendo artesanato, decoração, brechó e gastronomia, além do já tradicional karaokê gratuito, aberto a todas as idades, a partir das 13h. Grátis.

 

Exposição

 

A mostra Retratistas do Morro, de Afonso Pimenta e João Mendes, constrói e revisita a história recente das imagens brasileiras a partir do olhar dos fotógrafos, que registraram o cotidiano no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte (MG). Este projeto resulta do processo de preservação, conservação, pesquisa, curadoria e restauração digital do acervo dos dois fotógrafos, que atuaram como observadores da vida na que é hoje considerada a segunda maior favela do Brasil. Curadoria de Guilherme Cunha. Até 14/12. Visitação: terças a sextas, das 13h às 21h30; sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h. Grátis, no espaço de exposições do Sesc. Agendamentos de grupos pelo e-mail agendamento.araraquara@sescsp.org.br.

 

Teatro infantil

 

Em “Salve Malala”, duas crianças – Sofia e Yan – vivem numa aldeia em que o rei promove uma guerra contra escolas para meninas. Elas ocupam sua escola, e ali, através de suas memórias, lembram e recontam algumas histórias de habitantes que resistiram às ordens do rei. Com Cia Le Leche. Sábado (17), às 16h, no Sesc. Grátis e sem retirada de ingressos.

 

Programa nos Bairros

 

No sábado (17), das 9h às 13h, o bairro Altos do Cecap I e II recebe o Programa nos Bairros – “Cuidando da Nossa Morada”, na Emef “Maria Renata Lupo Bo”. Além de serviços gratuitos de aferição de pressão, teste de glicemia, inscrições para Oficinas Culturais e orientações sobre direitos, haverá música, com a banda Crockodilo Rock, que promete agitar o público com grandes clássicos do rock nacional e internacional. A Emef fica na Avenida José Antonio Filpi, 780 – Jardim Altos do Cecap I e II.

 

Lançamento da Flisol

 

Em um espetáculo literário-musical, Rita Gullo apresenta, lado a lado com seu pai, Ignácio de Loyola Brandão, uma viagem pelas memórias do escritor, a partir de sua obra Solidão no Fundo da Agulha. Terça-feira (20), às 19h30, no Teatro do Sesc. Grátis, com retirada de ingressos no dia da apresentação a partir das 13h30 nas bilheterias do Sesc ou no Portal Sesc SP.

 

Cinema

 

Dois filmes serão exibidos na 20ª Mostra Internacional do Cinema Negro, em cartaz no Sesi Araraquara. “O Tempo que Resta” é um documentário que aborda a vida de duas mulheres da Amazônia brasileira. Uma encerrou as relações de dependência impostas pelas milícias madeireiras. A outra protestou contra o agronegócio e a mineração que se expandem floresta adentro. Por este motivo, essas duas mulheres estão juradas de morte. Já o curta-metragem “Questão de Justiça” tem como enredo fictício o problema fundiário, observando aspectos do quilombo dos seringueiros. O filme revela a possibilidade de moderno impregnado de vícios, que tenta corromper a cultura tradicional da africanidade brasileira. Na quarta-feira (21), às 15h30. Grátis.

 

 

Oficinas

 

Ao questionar os padrões de beleza eurocêntricos, “Cabelo Crespo é Cabelo Bom”, com Titta Santos, busca desconstruir estereótipos, valorizar a diversidade e promover uma visão mais inclusiva da beleza. Por meio do uso de bandanas e pedaços de malha, as pessoas participantes aprenderão a criar penteados práticos, versáteis e cheios de identidade. Sábado (17), das 14h às 18h. Aberto a todas as idades. No Sesc, grátis e sem retirada de ingressos.

 

A atividade “Compras Inteligentes: O Supermercado a Seu Favor”, com professores e alunos da UNESP e do IFSP de Araraquara, explorará estratégias simples para planejar a lista, comparar preços e entender embalagens pode fazer uma grande diferença no fim do mês, para economizar sem abrir mão da qualidade, garantindo que seu orçamento renda mais nas compras do dia a dia. No sábado (17), das 15h às 16h, para público a partir de 14 anos. No Sesc, grátis. Entrega de senhas na Central de Atendimento com 30 minutos de antecedência.

 

Fluxo 360° é uma prática de dança contemporânea que mergulha na percepção tridimensional do corpo em movimento. Baseada em seis eixos fundantes, incluindo respiração, gravidade, estudo de eixo e sincronicidade, essa abordagem busca desenvolver corpos inteligentes, adaptáveis, disponíveis e fluidos, por meio de estudos técnicos de sequências e improvisação. Com Ayumi Hanada. No Sesc, quarta-feira (21), das 19h30 às 21h30. Grátis, com entrega de senhas na Central de Atendimento com 30 minutos de antecedência.

 

A Secretaria Municipal da Cultura e a Fundart estão com inscrições abertas para a Oficina de Circo no CEU das Artes, com aulas gratuitas e voltadas a crianças e jovens de 6 a 16 anos. As aulas acontecem às quintas-feiras, às 9h, no próprio CEU das Artes, um espaço cultural localizado no bairro São Rafael que se firma como ponto de encontro e formação para a comunidade. Para participar, é necessário apresentar comprovante de endereço e RG, e menores devem estar acompanhados por um responsável. As inscrições são realizadas no próprio CEU das Artes, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O endereço é Rua Cabo PM Benedito Vieira Goes, 340 – Jardim São Rafael II. Mais informações pelo telefone (16) 3333-3549. Grátis.

 

A Casa da Mulher Paulista retomou sua programação de oficinas gratuitas para meninas e mulheres de Araraquara. Para as pequenas, as aulas de balé começam aos 3 anos de idade. Já as adolescentes e adultas podem se inscrever para as oficinas de trança, artesanato e artes visuais.

 

As interessadas devem ir com RG e CPF diretamente à Casa da Mulher Paulista, localizada na Rua Helio Sigoli, nº 383, no Jardim Adalberto Frederico de Oliveira Roxo I. O contato pode ser feito pelo telefone (16) 3503-2312 ou pelo WhatsApp (16) 99641-0124.

 

Confira os horários das oficinas:

 

Balé: terças-feiras, das 14 às 15 horas (3 e 4 anos); das 15 às 16 horas (5 e 6 anos); e das 16 às 17 horas (acima de 7 anos).

 

Trança: terças-feiras, das 19h30 às 20h30 (acima de 15 anos).

 

Artesanato: quartas-feiras, das 15 às 17 horas (acima de 12 anos).

 

Artes visuais: quintas-feiras, das 9h30 às 11h30 (acima de 12 anos).




Publicado em: 16/05/2025 19:37:38

Publicado por: Foto: Arquivo do Rock/Divulgação