A partir das 18 horas da quinta-feira (3), a Câmara recebe a Audiência Pública “Terceirização e precarização dos trabalhadores e das trabalhadoras em empresas do ramo financeiro”, convocada pelo vereador Alcindo Sabino (PT).
O parlamentar destaca dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) que apontam a perda de 27 mil postos de trabalho bancário no Brasil entre 2019 e 2023. “Os bancos vêm utilizando estratégias de substituição de trabalhadores contratados com direitos pela contratação de terceirizados com menos garantias, muitas vezes através de holdings do mesmo grupo econômico.”
Para Alcindo, essas práticas fragilizam a convenção coletiva da categoria bancária, precarizam o trabalho e ameaçam toda a estrutura de proteção construída historicamente pela categoria. “O impacto dessas ações é gigantesco, comprometendo a qualidade do atendimento à população, aumentando os lucros das instituições financeiras e enfraquecendo a organização sindical dos trabalhadores”, pontua.
Foram convidados para o debate a representante da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito (Fetec) Wanessa de Queiroz Paixão, o representante da sub-sede da Central Única dos Trabalhadores (CUT) Edinaldo Henrique Ferreira, o presidente do Sindicato dos Bancários de Araraquara e Região, Paulo Roberto Redondo, além dos sindicatos dos Trabalhadores em Empresas do Ramo Financeiro de Barretos e Região e dos Bancários de Catanduva e Região.
Não perca
A Audiência Pública será transmitida ao vivo pela TV Câmara (canal 17 da Claro) e nas redes sociais (Facebook e YouTube). Acompanhe e participe!
Publicado em: 30/06/2025 15:00:46