Com o objetivo de promover maior transparência sobre o serviço de segurança pública no Município, em abril, a vereadora Maria Paula (PT) enviou o Requerimento nº 735/2025 à Prefeitura, solicitando relatórios e informações detalhadas sobre o tema. Em resposta, o Executivo encaminhou à Câmara Municipal a documentação referente aos últimos 12 meses.
Entre os materiais, constam: a composição do efetivo da corporação, que conta com 107 guardas municipais, com a respectiva distribuição de funções, e os dados de produtividade, incluindo o número de rondas realizadas e outras atividades operacionais, as quais totalizaram 158.565 ações. Em relação aos Boletins de Ocorrência (BOs), foram registrados 540, discriminados por natureza e endereço, sendo os mais comuns sobre preservação de direito, evasão, furto e dano ao patrimônio.
Também foram enviadas as ocorrências criminais do período, que somam 5.696 casos, sendo os mais comuns furto, lesão corporal e roubo. Além disso, foi encaminhada a relação das principais aquisições realizadas pela Guarda Civil Municipal no período: curso de formação de agente da autoridade de trânsito; colete balístico, capa de colete e tarjetas de identificação; uniformes para os guardas civis municipais e arma de eletrochoque, com detalhamento das datas, finalidades e processos administrativos de referência, totalizando R$ 555.909,57 em recursos investidos.
Para a vereadora, esses dados são “fundamentais para que o Legislativo possa acompanhar de forma criteriosa a efetividade das políticas de segurança implementadas, bem como colaborar para o aprimoramento das ações voltadas à proteção da população”.
Publicado em: 02/07/2025 14:25:39
Publicado por: Foto: Portal RCIA - Araraquara e Região