Em meados de agosto deste ano, o presidente da Câmara, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), encontrou-se com o chefe da Divisão de Mobilidade e Projetos Viários da Prefeitura, Daniel Gatti, e com o engenheiro de Mobilidade Urbana da Prefeitura, Jelson Luiz Rossi, para uma possível solução aos problemas de trânsito na Avenida Professor Francisco Degni, em frente à unidade do Senai. Durante o encontro, eles discutiram alternativas para reduzir riscos de acidentes e organizar o tráfego, especialmente em horários de entrada e saída dos alunos do Senai, quando há maior concentração de veículos, ônibus fretados e coletivos.
Ônibus com superlotação
O parlamentar foi acionado por gestores e funcionários do Senai Araraquara que relataram os problemas no local. De acordo com a gerente administrativo-financeira da instituição, Fernanda Vidal, alunos da unidade estão sendo prejudicados pela baixa oferta de ônibus da empresa Paraty, responsável pelo transporte até o terminal de integração. “Com o aumento de estudantes matriculados, de 400 para 600 alunos nos três turnos do Senai, não existe meio de transporte suficiente para atender a demanda, principalmente nos horários de pico, das 17h30 às 19 horas, e às 22 horas, quando os ônibus transitam muito lotados, deixando alunos esperando no ponto por bastante tempo”, relata Fernanda.
Para atender a demanda da instituição de ensino, Angeli enviou à Prefeitura uma Indicação, solicitando a ampliação de oferta de transporte coletivo na Avenida Professor Francisco Degni. “Tivemos a informação de que cerca de 200 alunos utilizam o transporte coletivo simultaneamente, e houve redução de dois ônibus para apenas um, agravando a superlotação e atrasos. Os veículos frequentemente param fora do local indicado, comprometendo a segurança e a organização”, afirma o parlamentar.
Resposta da Prefeitura
Em resposta, a Prefeitura informa que a tabela horária da linha regular denominada Campus, responsável pelo atendimento ao Senai, permanece inalterada. “O atendimento continua sendo realizado de acordo com a tabela vigente, a qual pode ser consultada também por esse link. Esclarecemos que, desde a implementação desta tabela, não houve redução no número de atendimentos, mantendo-se a regularidade e a continuidade dos serviços ofertados aos usuários”.
Ainda de acordo com a Prefeitura, a Secretaria de Assuntos de Segurança e Mobilidade Urbana realizará acompanhamento técnico in loco e também por meio do Sistema de Bilhetagem Eletrônica (SBE) e das câmeras internas dos veículos. “O objetivo é identificar períodos de superlotação acima do limite estabelecido e, se confirmada a necessidade, promover adequações na oferta de viagens para atender à demanda dos estudantes”, declara.
Outras demandas
Além de os alunos enfrentarem ônibus lotados e clima de insegurança em relação ao transporte público, o coordenador pedagógico do Senai, Anderson Campanharo, apontou outros problemas relacionados ao trânsito no local e que foram encaminhados pelo parlamentar (documentos 3864, 3865, 3866 e 3867) à Prefeitura. Ele pediu reforço da sinalização, reorganização de vagas de estacionamento, criação de áreas exclusivas para ônibus fretados e instalação de câmeras de monitoramento. “Um dos entraves do trânsito local acontece durante os horários de pico, que muitas vezes coincide com maior tráfego de veículos e com o estacionamento na Avenida Professor Francisco Degni, do caminhão de gás nitrogênio que abastece o Instituto de Química da Unesp”, relata o coordenador.
Praça da Gruta
Angeli também esteve, juntamente com os representantes da Secretaria Municipal dos Assuntos de Segurança e Mobilidade Urbana, nos arredores da Praça da Gruta, no Jardim Vitória, onde foram se encontrar com a aposentada Ana Beatriz Santos de Oliveira.
Diante das demandas levantadas pela moradora, o vereador apresentou à Prefeitura cinco indicações (3870, 3871, 3872, 3873, 3874), solicitando melhorias na Rua Ângelo Raphael Vicente, via do bairro na qual se concentra problemas de mobilidade e segurança. Nos documentos, o parlamentar aponta a necessidade de implantação de mão única em trecho crítico, reparos no asfalto, reforço da sinalização viária, construção de guia com limpeza da curva após o número 824 e instalação de tachões no mesmo ponto. “As medidas são necessárias para reduzir riscos de acidentes, garantir fluidez no trânsito e preservar a integridade de motoristas e pedestres que circulam pela região”, reitera o vereador.
“Nosso papel é ouvir a população, levar as demandas até a Prefeitura e cobrar soluções. Tanto no Senai quanto na região da Praça da Gruta, o que buscamos é mais segurança e organização no trânsito, garantindo que estudantes, motoristas e moradores possam circular com tranquilidade”, destaca Angeli.
Publicado em: 10/09/2025 11:05:20