Reativação do Museu do Ônibus valorizaria história local

Vereador Coronel Prado (Novo) sugere que Prefeitura promova revitalização do espaço
Visualize fotos

O vereador Coronel Prado (Novo) apresentou Indicação à Prefeitura de Araraquara sugerindo a reativação do Museu do Ônibus, que funcionava no interior do Trólebus nº 1 — o primeiro veículo elétrico desse tipo fabricado no Brasil. Segundo o parlamentar, o veículo encontra-se atualmente no antigo pátio da Companhia Trólebus de Araraquara (CTA), em estado de abandono, aguardando restauração.

 

De acordo com o legislador, o museu foi criado para preservar a memória do sistema de trólebus da cidade, exibindo painéis fotográficos, equipamentos e peças originais dos ônibus elétricos. O Trólebus nº 1 foi restaurado e adaptado para abrigar o acervo histórico.

 

O sistema de trólebus de Araraquara foi implantado em 1959 e operou até o ano de 2000. “Araraquara foi, por décadas, o único município brasileiro com transporte urbano totalmente elétrico”, afirma o autor da Indicação.

 

Na justificativa, Coronel Prado destaca que a reativação do museu permitiria às novas gerações conhecer a história do transporte público local e o pioneirismo tecnológico de Araraquara. O vereador sugere que o Poder Executivo promova a restauração do Trólebus nº 1 e a reabertura do espaço, de modo a torná-lo novamente acessível à população, estudantes e turistas.




Publicado em: 29/10/2025 14:52:55

Publicado por: Foto: Acervo CTA