No primeiro semestre deste ano, 4.200 pacientes receberam insulina e lancetas para monitoramento de glicemia, informou a Secretaria de Saúde em resposta ao Requerimento nº 1672/2025, de autoria da vereadora Filipa Brunelli (PT).
De acordo com o documento, o Município dispõe de dois tipos de insulina padronizados: NPH e regular. Os insumos seguem disponíveis e não há registros de desabastecimento nas unidades de saúde da rede municipal, afirma a pasta.
Segundo a Secretaria, a insulina humana NPH, a insulina humana regular, a insulina análoga de ação rápida e a insulina análoga de ação prolongada são compradas pelo Ministério da Saúde e distribuídas entre almoxarifados e Centrais de Abastecimento Farmacêutico estaduais e do Distrito Federal. Em seguida, as Secretarias Estaduais de Saúde são responsáveis por repassar os materiais aos municípios.
A aquisição emergencial das insulinas pela Prefeitura é feita somente em situações de desabastecimento do Ministério da Saúde. E para manter o fornecimento das lancetas para monitoramento de glicemia, a Secretaria de Saúde está elaborando uma Ata de Registros de Preços.
“No momento, o estoque das insulinas padronizadas e das lancetas para lancetador encontra-se regularizado, assegurando o fornecimento normal aos usuários do Sistema Único de Saúde [SUS]”, afirma a pasta.
Publicado em: 05/11/2025 14:28:49
Publicado por: Foto: PMVC