Fone: (16) 3301-0600

Palestra na Câmara abre Semana do Patrimônio Histórico




Com apoio da Escola do Legislativo da Câmara Municipal, a Casa de Leis recebeu, na noite de segunda-feira (16), a oficina de patrimônio “A relevância e importância dos bens tombados” do arquiteto e técnico da Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico (UPPH) do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephat), José Antonio Chinelato Zagato, na abertura da Semana do Patrimônio Histórico.

A coordenadora de Acervos e Patrimônio Histórico, Fabiana Virgílio, abriu o evento agradecendo o apoio da Escola do Legislativo e da Câmara Municipal e enfatizou o valor de se retomar a Semana neste ano. Segundo o vice-prefeito Damiano Neto (PP), “a cidade de Araraquara é privilegiada por ser um município que atua na preservação do seu patrimônio. Então estar presente hoje na abertura desta Semana tem grande significado pela importância e relevância das atividades que serão desenvolvidas nesses seis dias”. A secretária de Desenvolvimento Urbano, Luciana Gonçalves, afirmou que “a programação da Semana ficou muito boa. Conseguimos abranger todas as áreas do patrimônio. Devemos sempre trabalhar vendo o que podemos avançar em Araraquara, e tenho certeza de que essa Semana será bastante produtiva”. Para a presidente do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Paleontológico, Etnográfico, Arquivístico, Bibliográfico, Artístico, Paisagístico, Cultural e Ambiental do Município de Araraquara (Compphara), Beatriz Aied, “é extremamente importante a participação da sociedade em relação ao patrimônio histórico e a nossa cidade. Então me sinto privilegiada de poder participar de um momento como esse e da organização dessa Semana, além da Conferência que ocorrerá no sábado”.

O palestrante lembrou que “o patrimônio é construído por meio de conversas, através de diferentes visões de mundo. É constituído por bens de natureza material e imaterial. Mas um patrimônio não sintetiza 200 milhões de pessoas”. A Semana do Patrimônio Histórico, com o tema “Dos campos de Aracoara à contemporaneidade: memórias, tradições e construções”, terá uma programação gratuita até o dia 21 de outubro. Confira:

- Terça-feira (17), às 19 horas: “Rastros e vestígios: bate-papo sobre Arqueologia e Paleontologia”, com os professores Robson Rodrigues (Fundação Araporã) e Marcelo Fernandes (UFSCar), no Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara (Mapa).

- Quarta-feira (18), das 9 às 17 horas: oficina “Do manuseio correto a pequenos restauros”, realizada pelo Sisen – SP, no Centro de Conservação e Recuperação de Acervos Diversos (Cecrad/ Praça Pedro de Toledo). São 30 vagas e as inscrições podem ser realizadas no Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria (Praça Pedro de Toledo).

Às 19 horas: exibição dos documentários “Maestro Tescari – OPUS In Memoriam”, com direção de Paulo Delfini, e “Baile do Carmo”, com direção da Shaynna Pidori, no Museu Ferroviário. Após as exibições, haverá bate-papo com o diretor e curador Paulo Delfini.

- Quinta-feira (19), às 19 horas: palestra “Tempos de Desconstrução” com o professor José Francisco (UFSCar), na Casa da Cultura – Sala Jean Paul Sartre.

- Sexta-feira (20), às 19 horas: abertura da I Conferência Municipal de Patrimônio Histórico. Mesa redonda: “Memórias, Tradições e Construções” com os professores Maísa Fonseca (Uniara), Joana D’Arc Oliveira (IAU-USP) e João Carlos Geraldo (Uniara), na Uniara – Auditório José Araújo Quirino dos Santos.

- Sábado (21), das 8h30 às 12h30: Conferência Municipal de Patrimônio Histórico, no Teatro Wallace Leal Valentin Rodrigues - anexo à Casa da Cultura, com entrada pela Avenida Espanha.




Publicado em: 16 de outubro de 2017

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Escola do Legislativo

Outras Notícias

Fique por dentro


Escola do Legislativo da Câmara realiza curso de formação sobre autismo

29 de abril de 2024

O Plenário da Câmara Municipal de Araraquara ficou lotado durante a manhã desta segunda-feira (29), onde foi realizado, também no modo online, o Curso de Formação Básica sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), aplicado pela psicopedagoga Karina Maia, que é coordenadora executiva de saúde da...


Mostra de literatura contemporânea apresenta trabalho de escritores araraquarenses

26 de abril de 2024

A primeira fase da “Mostra de Literatura Contemporânea Araraquarense – edição 2024” aconteceu na tarde da quinta-feira (25), no Plenário da Câmara Municipal, com a apresentação do trabalho de 12 escritores araraquarenses. A atividade faz parte do Fórum Municipal de Literatura e Imprensa, instituí...


Câmara recebe ‘Mostra de Literatura Contemporânea Araraquarense’

24 de abril de 2024

Até o dia 10 de maio, o saguão da Câmara Municipal de Araraquara recebe a exposição da “Mostra de Literatura Contemporânea Araraquarense – edição 2024”. A atividade faz parte do Fórum Municipal de Literatura e Imprensa, instituído pela Resolução nº 530/2023, e tem o objetivo principal de promove...


Biblioterapia? Palestra na Câmara mostra como livros podem ser aliados da saúde mental

18 de abril de 2024

Você já ouviu falar de biblioterapia? “’Biblio o quê?’ é o que eu mais escuto”, iniciou Cidinha Pardini, biblioterapeuta, psicanalista, escritora e membro da Academia Araraquarense de Letras, em palestra realizada no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara na tarde da quarta-feira (17). Intit...


Podcast apresenta informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

15 de abril de 2024

Está no ar o 11º episódio do podcast da Escola do Legislativo: “Abril Azul – Uma conversa sobre o TEA”. O programa apresenta um debate sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), atendendo ao Fórum Municipal Abril Azul – Conscientização do Autismo. O podcast recebe a coordenadora executiva de...


Parlamento Jovem 2024: projeto da Escola do Legislativo tem início na Câmara Municipal

12 de abril de 2024

Na quinta-feira (11), teve início a 1ª etapa do projeto Parlamento Jovem (PJ) 2024, intitulada “Conhecendo o Legislativo”, com estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Waldemar Saffiotti”. Nesta fase, a Escola do Legislativo, responsável pela organização do PJ, recebe, na Câma...