1ª Etapa do Parlamento Jovem 2024 - Conhecendo o Legislativo

Data: 25/04/2024

Local: Plenário da Câmara Municipal de Araraquara

Inicia-se a primeira etapa do Parlamento Jovem 2024 - 10ª Edição. A Câmara Municipal de Araraquara receberá alunos para uma visita técnica "Conhecendo o Legislativo". O Parlamento Jovem começa com 35 escolas: 20 estaduais, 12 municipais e três particulares. No decorrer do ano, 18 delas serão selecionadas para a fase final. Em junho, as escolas participantes indicarão dois alunos cada (um titular e outro suplente). As unidades de ensino passarão por um sorteio que irá definir quais serão as 18 selecionadas para a parte final do Parlamento Jovem. Em agosto, os estudantes sorteados passarão por um curso de formação política e uma oficina de elaboração de proposituras. A sessão oficial está agendada para o dia 31 de outubro de 2024, às 15 horas.

Parlamento Jovem é um projeto da Câmara Municipal de Araraquara, instituído pela primeira vez no ano de 2001, cujo principal objetivo é oferecer formação política aos jovens do 9º ano do Ensino Fundamental. Tem como finalidade possibilitar aos estudantes a vivência do processo democrático e atinente ao exercício da cidadania, com caráter educativo, além de conhecimento sobre as funções e o cotidiano do Poder Legislativo de uma maneira institucional e apartidária.

Para saber mais detalhes de como será o processo do Parlamento Jovem 2024, clique aqui.