1764
Em comemoração ao “Dia Municipal das Pessoas com Altas Habilidades ou Superdotação – AH/SD”, celebrado em 10 de agosto, a Câmara Municipal promoveu na sexta-feira (18), o encontro de formação com o tema “Como identificar altas habilidades e superdotação e como agir?”, organizado pela vereadora Fabi Virgílio (PT) e apresentado por Danitiele Calazans, mestre e doutora em Educação Especial.
O evento, que contou com a participação de diversos profissionais da área de educação, trouxe ao público as dificuldades que o atual sistema de ensino tem para identificar o aluno com altas habilidades e superdotação. De acordo com a pesquisadora, isso pode ser explicado pela ausência de pesquisas e pessoal especializado no assunto, falta de materiais adequados e técnicas mais modernas de reconhecimento desses casos no Brasil.
A palestrante fez questão de lembrar que, desde a década de 1960, a legislação brasileira prevê que os alunos com altas habilidades e superdotação tenham direito a ter professores com formação acadêmica adequada e capacitados a oferecer atendimento escolar especializado. Porém, na maioria das vezes, esse tipo de ensino diferenciado costuma ser prioridade apenas para crianças portadoras de deficiências.
Segundo Danitiele, existe uma necessidade de se reconhecer esses casos na rede de ensino por meio do Censo Escolar, o que ainda não é possível pela dificuldade de comprovação. “Essas condições não são enfermidades ou deficiências, nem aparecem em laudos médicos, por não fazerem parte da Classificação Internacional de Deficiências [CID-10] nem do Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais [DSM-5]”, afirma.
Ela também entende que o sistema de ensino atual pode acabar se tornando um ambiente propício ao desperdício de talentos, já que não está preparado para atender essas demandas específicas e permite que os alunos saiam da escola achando que seu potencial é, na verdade, um defeito.
“É importante sensibilizar os professores que estão na sala de aula para identificarem e garantirem o atendimento a esses estudantes, devido à urgência do tema que deseja dar vozes para pessoas tratadas como invisíveis”, considera.
Para Fabi, “dar visibilidade, promover formação aos profissionais que estão na ponta é parte da agenda que a lei propõe”. “Pouco falamos e sabemos sobre superdotação e altas habilidades, portanto, a tarde de hoje impulsiona essa pauta tão necessária para projetar pontecialidades”, conclui.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Câmara Municipal realizou, na noite de sexta-feira (3), a entrega do título de Cidadão Araraquarense “in memoriam” ao Sr. José Marino. A homenagem foi proposta pelo vereador Coronel Prado (Nov...
Relatos de precariedade na infraestrutura do Ginásio de Esportes “Guilherme Fragoso Ferrão” e da Pista de Atletismo “Armando Garllippe” motivaram o Requerimento nº 1579/2025, enviado pelo president...
Exposição Araraquara recebe, a partir desta sexta-feira (3), a exposição “O Assalto do Maravilhoso – o movimento surrealista no Brasil 1960-2025”. Com abertura às 19 horas na Biblioteca Municipal...
Basquete feminino Pelo Campeonato Paulista, o Sesi enfrenta Ourinhos, nesta sexta-feira (3), às 19 horas, no Ginásio Municipal “José M. Paschoalik”, casa das adversárias. As araraquarenses estão n...
A represa do Parque Pinheirinho seguirá fechada por tempo indeterminado, informou a Subsecretaria de Defesa Civil. O local foi interditado totalmente após um laudo do Departamento Autônomo de Água...
O programa Consultório na Rua, instituído no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), tem como objetivo ofertar atenção integral à saúde da população em situação de rua, de forma itinerante, multipr...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.