Notícias



Após 19 meses de reforma e ampliação, UPA Central volta a funcionar

Unidade passa a contar com estrutura modernizada, maior capacidade de atendimento e funcionamento 24 horas

78


A reforma e ampliação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central “Amélia Bernardino Cutrale”, localizada na Via Expressa, foi oficialmente entregue na manhã desta terça-feira (20).

                                                 

Durante o evento, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), destacou o papel do Legislativo na fiscalização da obra e a importância da entrega para a população. “A Saúde sempre foi um dos maiores gargalos da cidade, e essa é uma obra de qualidade, que vai atender mais de 15 mil pessoas por mês. É um marco importante para o início de uma mudança efetiva na Saúde de Araraquara”, afirmou.

 

Na ocasião, Angeli convidou o vereador Marcão da Saúde (MDB), que ressaltou o acompanhamento diário da obra e o significado da entrega. “Reformar e ampliar a UPA Central não é apenas uma obra física, é um investimento direto no cuidado com a vida. Que este espaço seja um lugar de acolhimento, respeito e esperança para todos que aqui chegarem”, declarou.

 

Para o prefeito Dr. Lapena (PL), a obra começou em gestões anteriores e foi finalizada pela atual administração, “porque dinheiro público não pode ser desperdiçado. A eleição acabou, e o que fica é o compromisso com a população. Hoje entregamos uma UPA moderna, ampliada e preparada para cuidar das pessoas de Araraquara”, afirmou o chefe do Executivo.

 

A cerimônia contou também com a presença da vice-prefeita e secretária municipal de Desenvolvimento Social, Meire Laurindo (União Brasil), da secretária municipal de Saúde, Emanuelle Laurenti, da diretora executiva da FunGota, Graziela Farias de Almeida, e da superintende estadual do Ministério da Saúde, Cláudia Maria Afonso de Castro, representando o Ministério da Saúde, além de vereadores e demais autoridades municipais e estaduais.

 

Retomada do atendimento

O funcionamento da UPA Central foi retomado na tarde desta terça-feira. A obra foi realizada com recursos do Governo Federal na ordem de R$ 2.470.793,92, para melhoria das áreas de emergência e observação e criação de uma nova área de emergência, com novo abrigo para parada de ambulâncias. A observação pediátrica foi ampliada, com novo espaço de atendimento e área de isolamento.

 

A antiga sala de emergência foi transformada em sala de medicação; sendo ampliadas as salas de esperas, tanto adulto como pediátrica. Também foram criados a área administrativa e o edifício para abrigar a equipe do Samu. O prédio passou troca completa de acabamentos, pintura geral interna e externamente, e troca completa das telhas.

 

Equipe multidisciplinar

A Unidade de Pronto Atendimento funcionará 24 horas por dia, e conta com equipe assistencial multidisciplinar qualificada, composta por médicos (clínicos, pediatras, ortopedista e emergencista), enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistente social e profissionais das demais áreas (administrativo, motoristas e limpeza) que dão suporte aos atendimentos.

 

Entre os recursos ampliados ou desenvolvidos para a unidade estão consultórios médicos com equipes de sete a nove médicos por turno, sala de ortopedia e imobilização (gesso), salas de medicação e de sutura, sala de observação, leito de isolamento, equipamentos para realização de eletrocardiograma e radiografia, e farmácia. A sala de emergência para adultos, que contava com três leitos, passa a ter cinco.

 

Já a ala pediátrica, na qual antes havia apenas dois consultórios, agora conta com três salas de atendimento, além de sala de espera e classificação de risco, sala de observação pediátrica com três leitos e uma nova sala com dois leitos de emergência pediátrica.

 

A UPA também tem serviço odontológico, disponível das 18 às 24 horas, de segunda a sexta-feira. Nos finais de semana e feriados, há atendimento 24 horas por dia.

 

Atraso nas obras

Realizada com recursos do Governo Federal, a obra enfrentou atrasos no cronograma, com notificações formais à empresa responsável, a Ramon Aguilera Participações e Empreendimentos LTDA.

 

A unidade de saúde ficou fechada para reforma desde 11 de junho de 2024. A assinatura da Ordem de Serviço para início das obras fez parte da agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra da Saúde, Nísia Trindade, em Araraquara, no dia 24 de maio de 2024.

 

Com previsão inicial de ser concluída em setembro de 2024, o término das obras foi prorrogado para 19 de julho de 2025. Apesar de ter sido reinaugurada em janeiro de 2026, a vigência do contrato foi estendida em 12 de novembro de 2025. Com a conclusão, a unidade passa a oferecer mais espaço físico, melhor organização dos fluxos e condições adequadas para usuários e profissionais.


Publicado em: 20 de janeiro de 2026

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Falta de segurança preocupa moradores do Residencial Parque São Lucas

20 de janeiro de 2026

A intensificação das rondas e a presença regular da Guarda Civil Municipal (GCM) no Residencial Parque São Lucas, na região do Jardim Roberto Selmi Dei, são sugeridas em Indicação enviada ao Execut...



IFSP – Sisu 2026 (até 23/01)

20 de janeiro de 2026

Até sexta-feira (23), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) participa do Sisu 2026 com a oferta de 760 vagas em cursos superiores gratuitos nos campi de Araraqua...



Teatro Sesi (20/01)

20 de janeiro de 2026

Os Núcleos de Artes Cênicas (NAC) do Sesi-SP estão com inscrições abertas para cursos gratuitos de Iniciação Teatral, Encenação e Vivência Teatral, voltados a diferentes faixas etárias e níveis de...



Piscinas Pinheirinho (20/01)

20 de janeiro de 2026

A Prefeitura informou que as carteirinhas para uso das piscinas do Parque Pinheirinho estão sendo confeccionadas em dias e horários específicos. O atendimento ocorre às quartas e sextas-feiras, das...



Indicação propõe pista de caminhada e ciclismo na Avenida Estrada de Ferro

20 de janeiro de 2026

Pista de caminhada e ciclismo poderia ser construída em toda a extensão da Avenida Estrada de Ferro. A sugestão é do vereador Enfermeiro Delmiran (PL), em Indicação encaminhada ao Executivo.   Se...



Moradores da zona Norte relatam superlotação e precariedade dos ônibus que atendem a região

20 de janeiro de 2026

A ampliação da frota de ônibus que atende os bairros Valle Verde, Selmi Dei e Indaiá/Iedda é tema da Indicação nº 440/2026, apresentada pelo vereador Guilherme Bianco (PCdoB) à Prefeitura.   Segu...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!