1574
Em comemoração ao aniversário de 207 anos da cidade, a Câmara Municipal de Araraquara preparou a série de vídeos “Lugares que guardam memórias”. O objetivo é destacar espaços públicos, muitas vezes, pouco percebidos pelos araraquarenses, mas que possuem muita história e significados especiais para alguns cidadãos.
O primeiro episódio é sobre o Memorial da Imigração Japonesa, construído em 2008, em comemoração ao centenário da chegada dos japoneses ao Brasil. A historiadora Teresa Telarolli é autora do livro “Nipo Araraquara: 50 anos de conquistas” e explicou um pouco sobre a contribuição dos imigrantes japoneses para a história da cidade.
“A chegada das primeiras famílias de japoneses remonta a 1912-1913, mais exatamente em Rincão, que era distrito de Araraquara. Aqui no município mesmo, a primeira anotação data de 1917. Falar da história de Araraquara, inclusive da econômica, é falar sobre a importância da colônia japonesa, pela diversidade de atividades que eles desenvolveram e desenvolvem aqui na cidade, pelas influências culturais que são marcantes, principalmente nos hábitos alimentares”, destacou Teresa.
O monumento representa o torii, um portal encontrado na entrada de santuários xintoístas e templos budistas. Ele marca a fronteira entre o mundo material e o espiritual. Ao mesmo tempo que divide os dois universos, o torii também os une, como uma ponte.
Em 2018, o local foi reformado e nomeado Memorial da Imigração Japonesa “Nelson Chinço Cuniyochi”, em homenagem ao descendente de japoneses que atuou muito na preservação da cultura nipônica.
Conhecido como Nelson da Nipo, ele foi vice-presidente e presidente da Associação Cultural Nipo-Brasileira de Araraquara, além de ter sido presidente da Associação Okinawa de Araraquara. Também esteve ligado a eventos beneficentes na cidade e, como membro da diretoria das associações Nipo e Okinawa, foi o responsável pela realização de eventos tradicionais, como o Festival Tanabata, a Noite do Sukiyaki, a Noite do Yakisoba e os bingos da Nipo, tendo sido um grande incentivador da cultura japonesa.
Para a filha do homenageado, Fabiana Kimie Cuniyochi, o local é ainda mais especial. “É uma homenagem não só ao meu pai, mas também a todos os nossos antepassados. Então, tem toda essa questão da representativa, da nossa ancestralidade, da luta e história em si. Meu pai teve a oportunidade de representar a comunidade japonesa em muitas ocasiões. Isso é uma honra muito grande e agora ficou eternizado.”
Serviço:
Se você quiser conhecer de perto esse monumento, o Memorial da Imigração Japonesa está localizado na Praça Leopoldo de Carvalho Oliveira Filho – “Praça do Japão”, na Avenida La Salle, entre as Avenidas dos Manacás e Dr. Gastão Vidigal, em frente à agência do INSS, no Jardim Primavera.
Assista também ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Gz3t_u5FBIQ
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Câmara Municipal realizou, na noite de sexta-feira (3), a entrega do título de Cidadão Araraquarense “in memoriam” ao Sr. José Marino. A homenagem foi proposta pelo vereador Coronel Prado (Nov...
Relatos de precariedade na infraestrutura do Ginásio de Esportes “Guilherme Fragoso Ferrão” e da Pista de Atletismo “Armando Garllippe” motivaram o Requerimento nº 1579/2025, enviado pelo president...
Exposição Araraquara recebe, a partir desta sexta-feira (3), a exposição “O Assalto do Maravilhoso – o movimento surrealista no Brasil 1960-2025”. Com abertura às 19 horas na Biblioteca Municipal...
Basquete feminino Pelo Campeonato Paulista, o Sesi enfrenta Ourinhos, nesta sexta-feira (3), às 19 horas, no Ginásio Municipal “José M. Paschoalik”, casa das adversárias. As araraquarenses estão n...
A represa do Parque Pinheirinho seguirá fechada por tempo indeterminado, informou a Subsecretaria de Defesa Civil. O local foi interditado totalmente após um laudo do Departamento Autônomo de Água...
O programa Consultório na Rua, instituído no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), tem como objetivo ofertar atenção integral à saúde da população em situação de rua, de forma itinerante, multipr...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.