Publicado por: Foto: Prefeitura de Sonora
1762
Após receber diversas reclamações em seu gabinete sobre a dificuldade das pessoas com deficiência e idosos de encontrarem vagas de estacionamento a eles destinadas, o vereador Rafael de Angeli (Republicanos) apresentou, em maio, um requerimento à Prefeitura, solicitando informações sobre essas vagas.
No documento, o parlamentar destacava que, de acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), do total de vagas de estacionamento, 2% devem ser destinadas a pessoas com deficiência e 5% a idosos. “Recebemos reclamações também sobre a troca de local das vagas”, apontou Angeli.
Em resposta, o secretário municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, Nilson Carneiro, informou que, das 1.450 vagas de estacionamento rotativo, 60 são destinadas a pessoas com deficiência e 73 a idosos.
O chefe da pasta explica que frequentemente são analisadas as dificuldades e necessidades deste público para atendimento. “O atendimento acontece quando há ampliação do perímetro da Área Azul para atender às Resoluções do Contran e conforme recebemos solicitações da população e da Câmara Municipal.”
Carneiro detalha que são analisados alguns critérios técnicos e operacionais, mas principalmente a acessibilidade, comodidade e segurança, sem colocar em risco a integridade física da pessoa com deficiência ou o idoso. “Pesquisas formais não foram realizadas, porém, por meio das solicitações que a Secretaria recebe, percebe-se que há grande parte dos usuários que utilizam as vagas especiais e não há reclamações, pois normalmente são atendidos os pedidos que nos são encaminhados.”
Ele encerra dizendo que todos os pedidos recebidos pela Secretaria são analisados tecnicamente dentro dos critérios de segurança e acessibilidade e, se considerados viáveis, são atendidos.
"Continuaremos a acompanhar de perto essa situação, garantindo que as vagas de estacionamento reservadas para idosos e pessoas com deficiência atendam às necessidades reais de forma eficiente e segura. Verificaremos a situação mais a fundo e trabalharemos para assegurar que essas vagas sejam acessíveis, bem localizadas e suficientes para atender a demanda, implementando todas as medidas necessárias de maneira transparente e mantendo a comunidade informada sobre o andamento das ações", completa Angeli.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Em Requerimento enviado à Prefeitura, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), solicita informações sobre a reforma da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Eme...
Indicações apresentadas pelo vereador Cristiano da Silva (PL) solicitam que a Prefeitura realize a capinação de mato alto, limpeza e retirada de galhos e entulhos nos bairros Melhado, Parque Reside...
Nesta segunda-feira (12), é o prazo final para efetuar o pagamento do IPTU 2026 em cota única, com desconto de 3%, ou quitar a primeira parcela do imposto. Quem optar pelo parcelamento poderá divid...
O Senai Araraquara está com inscrições abertas para diversos cursos gratuitos de qualificação profissional, com aulas presenciais e vagas limitadas. Entre as opções está o curso de Construtor de Te...
A Secretaria Municipal da Saúde informou, por meio de resposta a Requerimento do vereador Marcelinho (Progressistas), que não é possível estabelecer um prazo para a regularização no fornecimento de...
A Rua Dalvo Antônio de Souza, no trecho entre as avenidas Pablo Picasso e Yolanda Acácio Campani, no Jardim Adalberto Frederico de Oliveira Roxo I, tem necessidade de construção de calçada. O apont...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.