4716
Um inventário arbóreo realizado em todas as regiões de Araraquara constatou a presença de 170 mil árvores no sistema viário do perímetro urbano, em uma média de uma árvore a cada 24 metros. O estudo foi apresentado na quinta-feira (29), na Câmara Municipal, em reunião com vereadores.
O trabalho, que utilizou métodos de amostragem de quarteirões, foi realizado pelo Departamento de Ciências Florestais da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP) de Piracicaba, em iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade.
Foram identificadas 53 espécies diferentes durante o estudo. Duas delas, oiti e alfeneiro, representam praticamente metade de toda a quantidade de árvores presente no município.
Segundo o professor Demóstenes Ferreira da Silva Filho, que coordenou o inventário, Araraquara possui um número de árvores acima de outras cidades, inclusive maiores em população. Porém, melhorias ainda podem ser realizadas.
Não fazem sombra suficiente
“Araraquara tem uma quantidade muito boa, mas são muitas árvores podadas e pequenas, que não fazem a sombra que a cidade precisa”, destacou. A maioria das árvores da cidade está abaixo de cinco metros de altura.
Para chegar a um cenário ideal, o inventário sugeriu para o Município o plantio de mais 80 mil árvores em todo o território urbano — chegando a 250 mil, o que representaria mais de uma árvore por habitante.
Dessas novas árvores sugeridas, 28,5 mil estariam em áreas consideradas prioritárias pela equipe que realizou o estudo, por registrarem temperaturas mais altas: as regiões central, leste e norte.
“O consumo de energia elétrica diminui quando você tem uma rua totalmente sombreada como a Voluntários da Pátria [Rua 5]. Imagine uma cidade quente como é Araraquara. É só um exemplo, mas tem outros. O equilíbrio emocional, a saúde física das pessoas, o efeito do filtro de poluentes proporcionado pelas folhas e pelas copas das árvores. Você tem economia na manutenção do próprio asfalto sombreado em relação ao asfalto que recebe sol pleno, porque ele se desgasta mais. Toda a comunidade se beneficia se houver uma política mais agressiva para ter mais sombra e maior cobertura de árvores na cidade”, afirmou o professor Demóstenes.
O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani, declarou que os técnicos da secretaria passarão por um treinamento com a equipe da Esalq/USP. “Nos últimos anos, já fizemos um enorme plantio em Araraquara e retiramos muitas árvores que estavam com problemas. A partir deste momento, com os documentos [do inventário] na mão, vamos fazer um trabalho nessa parte climática”, explicou.
Estiveram presentes na apresentação o presidente da Câmara Municipal, Paulo Landim (PT), o vice-presidente, Aluisio Boi (MDB), a vereadora Fabi Virgílio (PT) e os vereadores Alcindo Sabino (PT), Edson Hel (Cidadania), João Clemente (PSDB) e Rafael de Angeli (PSDB), além da equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade e de outros representantes da Prefeitura.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Na 33ª Sessão Ordinária, realizada na tarde de terça-feira (16), um veto e 10 projetos foram discutidos e aprovados pela Câmara de Araraquara. Com um voto favorável, oito contrários e sete abst...
A criação de políticas públicas para promoção de melhorias na qualidade de vida da população idosa foi o tema da Audiência Pública que aconteceu no Plenário da Câmara na tarde de segunda-feira (15)...
Os vereadores apresentaram dez emendas ao Plano Plurianual (PPA) do Município de Araraquara para o período de 2026 a 2029. O prazo para que os legisladores sugerissem modificações terminou na últim...
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara oferece 16 vagas para diversas áreas, incluindo auxiliar administrativo PCD (1), faxineira para padaria (1), inspetor de qualidade para equ...
As atividades da FliSolzinha dessa semana acontecem na Biblioteca Municipal e no Sesc. Destinada às crianças da rede pública municipal, a iniciativa busca aproximar crianças e livros e faz parte da...
O Procon-SP, em parceria com a Anatel, iniciou um monitoramento de 90 dias para identificar a origem das ligações abusivas de telemarketing. Ao final do período de 90 dias de monitoramento, o Proco...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.