Publicado por: Foto: Reprodução Google Street View
540
Em resposta a questionamentos do presidente da Câmara, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), a Prefeitura informou que 33 quarteirões de Araraquara são pavimentados com paralelepípedos em diversas regiões da cidade.
O parlamentar havia enviado um requerimento ao Executivo para descobrir como é o trabalho da gestão municipal nos reparos desse tipo de pavimento: se a Prefeitura tem mão de obra especializada ou contrata empresa para esse serviço, se existe previsão para a próxima manutenção, se há um levantamento sobre o estado de conservação dessas vias, entre outras informações.
Angeli citou o exemplo de trecho da Rua Padre Duarte (Rua 4), que possui intenso fluxo de veículos e registra paralelepípedos desnivelados, principalmente entre as avenidas Bandeirantes e São Geraldo, correndo risco de causar danos aos veículos e acidentes de trânsito — especialmente a motociclistas.
Segundo a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, a manutenção dessas vias com paralelepípedos é considerada um serviço técnico especializado e necessita da atuação de profissionais calceteiros. “Atualmente, a Prefeitura não dispõe desse tipo de profissional em seu quadro permanente e não há empresa contratada especificamente para a execução periódica desses serviços”, diz a pasta.
Por isso, as ações pontuais de reparo são feitas pela Divisão de Manutenção da Subsecretaria de Obras Públicas, utilizando equipe operacional própria, que realiza “intervenções paliativas e emergenciais conforme a demanda”.
Avaliação caso a caso
A Secretaria afirma que não há cronograma fixo para esses atendimentos. As manutenções são feitas de maneira corretiva e conforme as solicitações recebidas, vistorias técnicas e disponibilidade das equipes.
As condições das vias com paralelepípedos são avaliadas individualmente. A prioridade é para os pontos “onde há maior comprometimento da trafegabilidade e da segurança viária”, segundo a explicação da Prefeitura.
“A definição das vias a serem atendidas segue critérios técnicos, observando-se o grau de deterioração do pavimento, o impacto sobre o fluxo de veículos e pedestres, a segurança dos usuários e a urgência constatada pelas equipes de manutenção a partir das vistorias e registros de ocorrências”, diz a resposta do Executivo.
Custos
Questionada sobre o custo estimado para a manutenção de revestimentos dos paralelepípedos, a Prefeitura afirma que segue como referência os valores praticados pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), cuja tabela menciona o valor de R$ 456,69 por metro quadrado (m²).
“As ruas de paralelepípedos fazem parte da história e da paisagem de Araraquara, mas não podem continuar em condições precárias. É preciso planejamento e investimento para garantir segurança e trafegabilidade a motoristas, motociclistas e pedestres”, reforça o vereador Rafael de Angeli.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A primeira Sessão Cidadã do ano acontece no dia 29 de janeiro, às 15 horas, no Plenário da Câmara. A iniciativa permite que pessoas com domicílio eleitoral em Araraquara apresentem sugestões e...
O vereador e vice-presidente da Câmara Municipal, Michel Kary (PL), pede para a Prefeitura adotar “providências urgentes” para a realização de melhorias estruturais no Centro de Educação e Recreaçã...
A execução do Programa de Incentivo à Inclusão Social (PIIS) é tema de Requerimento enviado pela vereadora Fabi Virgílio (PT) à Prefeitura. Instituído pela Lei nº 8.998, de 2017, o PIIS é coord...
O vereador Aluisio Boi (MDB) apresentou Indicação à Prefeitura, solicitando o encaminhamento à Câmara Municipal da regulamentação necessária para garantir a aplicação da Lei nº 15.326/2026 aos prof...
Feiras Reggae e viola caipira estão na programação da feira Aqa Criativa, realizada na Praça das Bandeiras, no Centro, nesta sexta-feira (9) e no sábado (10), das 18 às 22 horas. Nesta sexta-f...
Copinha Pela Copa São Paulo de Futebol Júnior, a já classificada Ferroviária enfrenta no sábado (10), às 15 horas, na Fonte Luminosa, o Cuiabá-MT, pelo grupo 15 da competição. A equipe grená lider...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.