522
Em comemoração ao aniversário da cidade, a TV Câmara preparou a série: “Araraquara 205 anos: Araraquarenses pelo Mundo!”
O especial contará, em cada episódio, a trajetória de araraquarenses que ajudam a construir a história da cidade e já foram reconhecidos dentro e fora das fronteiras do município e, até mesmo, do país.
O quarto episódio apresenta a história da ex-jogadora de basquete Roseli Gustavo.
Muita luta, foco e suor marcaram a trajetória de Roseli do Carmo Gustavo, a Roseli do basquete. Através do esporte, a atleta araraquarense levou o nome da cidade mundo afora.
Nascida em Araraquara no ano de 1971, passou sua infância no bairro do Melhado. Ainda criança começou a treinar basquete no Ginásio da Pista, inspirada por sua irmã mais velha.
Aos 12 anos, participou de uma disputa no colégio Divino Salvador, em Jundiaí, quando foi vista pela equipe técnica de um time tradicional de basquete e convidada a integrar o grupo. Para isso, precisou mudar para a cidade de Piracicaba.
Foi convocada para a Seleção Brasileira aos 16 anos e participou da equipe por 10 anos. Durante as competições, pôde conhecer diversos países. Por causa do basquete, também teve a oportunidade de morar na Suécia e Espanha.
Roseli jogou com muitas outras atletas de destaque como Hortência, Janeth, Marta e Magic Paula.
Dentro das quadras, ganhou diversos títulos: foi campeã pan-americana em 1991 em Cuba, campeã mundial em 1994 na Austrália e vice-campeã olímpica em Atlanta em 1996.
Após deixar as quadras, Roseli voltou para Araraquara, se formou em Educação Física e se dedicou a desenvolver novos talentos para o esporte.
Foi gestora e madrinha do projeto social Roseli de Basquete, ajudando na formação de mais de 300 atletas.
De 2018 a 2020, atuou como coordenadora de Esportes e Lazer do município.
Atualmente, é presidenta da Fundesport e continua contribuindo para a construção da história do esporte araraquarense.
Confira o vídeo no YouTube da TV Câmara.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Audiência Pública a respeito do possível fechamento do ensino integral da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Gilda Rocha de Mello e Souza” e do Centro de Educação e Recreação (CER)...
Durante a Sessão Ordinária da última terça-feira (18), foi aprovado o projeto que institui em Araraquara o programa municipal “Mulheres Guardiãs: Lideranças na Prevenção de Riscos”, para fomentar a...
Consciência Negra Na quinta-feira (20), Dia da Consciência Negra e dos Orixás, acontece a Marcha da Consciência Negra 2025, com o tema “Reparação e Justiça Social pelo Bem Viver do Povo Negro”. A...
Futebol feminino Pela final da Copa do Brasil Feminina, as Guerreiras Grenás enfrentam o Palmeiras na quinta-feira (20), às 15h30, na Fonte Luminosa, com transmissão da TV Globo, da NSports e do s...
Em Indicação encaminhada recentemente à Prefeitura, os 18 vereadores da Câmara Municipal de Araraquara pedem reforma emergencial da Unidade de Saúde da Família “Dr. Wilson Antunes Pereira” – Parque...
A ludopatia, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um transtorno mental e classificada no Código Internacional de Doenças (CID), apresenta mecanismos neurológicos semelhantes aos...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.