Notícias



Ato lança Frente Parlamentar de Direito à Cidade e Núcleo Araraquara do Br Cidades

Vereadores Fabi Virgílio (PT), Filipa Brunelli (PT) e Marcos Garrido (Patriota) integram comissão de estudo

1681


“Que cidade queremos? Que cidade é esta?” Com esses questionamentos, a vereadora Fabi Virgílio (PT) abriu, na noite de quarta-feira (10), o evento de lançamento do que considera dois marcos para o município: o Núcleo Araraquara do Br Cidades - um projeto que visa à construção de cidades socialmente justas e ambientalmente viáveis do Brasil -, e a Frente Parlamentar de Defesa do Direito à Cidade, uma iniciativa da parlamentar, em parceria com os vereadores Filipa Brunelli (PT) e Marcos Garrido (Patriota), aprovada por unanimidade na Câmara Municipal.

Reconhecida por sua atuação no campo do urbanismo e à frente de diversos movimentos de reforma urbanística, a arquiteta, urbanista e ativista Ermínia Maricato fez um retrospecto das conquistas legais obtidas nos últimos anos, como o Estatuto da Cidade e as leis dos Consórcios Públicos, do Saneamento Básico, da Mobilidade Urbana e dos Resíduos Sólidos. “Não faltam leis e conhecimento técnico, mas houve uma regressão nestes avanços”, analisa. Como propostas para cidades mais dignas, Ermínia defende: auxílio emergencial, reforma tributária, ocupação dos espaços públicos, combate ao analfabetismo urbanístico e disseminação de cursos de extensão e de canais de informação: “arquitetura não é luxo, engenharia não é luxo. É necessidade, é saúde”, afirmou.

O deputado federal Paulo Teixeira (PT) defendeu que a resposta para a crise das cidades, agravada pela pandemia, venha pela empatia e solidariedade. “Algumas formas de acolhimento são importantes, como a criação de núcleos de solidariedade ao nosso povo. A segunda forma é a economia solidária e a terceira é a retomada dos movimentos de luta por moradia”, pontuou.

Para a deputada estadual Márcia Lia (PT), “esta frente parlamentar vai ter um coletivo para que a força do coletivo seja de fato aquilo que possa nos empoderar para enfrentar as dificuldades que acontecem no dia a dia das cidades”.

Na opinião da vereadora Filipa Brunelli (PT), a iniciativa corrige uma exclusão histórica com alguns grupos minoritários. “É um debate extremamente necessário que há muito não é feito em Araraquara ou não foi feito da maneira correta, e hoje teremos oportunidade de debater o direito à cidade, o direito dessas minorias fazerem parte da cidade como um todo”, analisou.

A secretária municipal de Desenvolvimento Urbano, Sálua Kairuz Manoel Poleto, fechou o evento com a seguinte reflexão: “se a gente conseguir olhar para esta cidade e para aquilo que reverbera em outras cidades de mesmo porte, talvez esta seja a nossa grande contribuição para a rede Br Cidades, porque nós temos muito a falar, muito a mostrar de coisa positivas e daquelas que não deram certo e precisam ser combatidas”.

Também participaram do evento o professor e vice-presidente da Faculdade de Ciências e Letras (FCLAr) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Rafael Alves Orsi; a professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Luciana Gonçalves e representantes da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, do Núcleo São Paulo do Br Cidades, além de lideranças de movimentos sociais.

A seguir, o vídeo com a transmissão completa:

 


Publicado em: 12 de março de 2021

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

PAT (12/08/25)

12 de agosto de 2025

O PAT Araraquara está com vagas abertas para diferentes áreas, incluindo auxiliar administrativo, auxiliar de refrigeração, auxiliar operacional para jardinagem, babá, cozinheiro(a) PCD para mercad...



Arte & Gastrô (12/08)

12 de agosto de 2025

A 3ª edição da Feira Arte & Gastrô será realizada neste domingo (17), das 15h às 21h, na Praça do Faveral, reunindo mais de 90 expositores de economia criativa com artesanato, brechó, discos de vin...



Pedidos de isenção (12/08)

12 de agosto de 2025

A Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Araraquara abre, nesta terça-feira (12), o período para solicitação de isenção total e redução de 50% da taxa de inscrição do vestibular do 1º semestre de 2026,...



Agosto Lilás 2025 (12/08)

12 de agosto de 2025

Como parte da campanha Agosto Lilás 2025, a Prefeitura de Araraquara realiza uma série de rodas de conversa conduzidas pelas psicólogas do Centro de Referência da Mulher (CRM) com beneficiários do...



Acúmulo de água na Avenida Matão causa transtornos na Vila Xavier

12 de agosto de 2025

Após fiscalizar o cruzamento da Avenida Matão com a Rua Presidente João Belchior Marques Goulart, na Vila Xavier, juntamente com o engenheiro civil e chefe da Divisão de Mobilidade e Projetos Viári...



Obras não iniciadas do OP são fiscalizadas por meio de Requerimento

12 de agosto de 2025

Buscando mais transparência sobre políticas de participação popular e realização de obras públicas, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), enviou à Prefeitura u...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!