Notícias



Audiência Pública abre espaço para debate sobre atual conflito na Palestina

Evento realizado na Câmara apresentou informações que despertaram diversas reflexões e discussões envolvendo o tema

399


“Palestina: o primeiro genocídio televisionado” foi o tema da Audiência Pública realizada na Câmara na noite da quinta-feira (7), com a participação do professor da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp (FCLAr) Milton Lahuerta e do presidente da Federação Árabe Palestina do Brasil (Fepal), Ualid Rabah.

O evento, que lotou o Plenário da Casa de Leis e foi conduzido pela vereadora Filipa Brunelli (PT), contou com a presença da vereadora Fabi Virgílio (PT) e do vereador Guilherme Bianco (PCdoB), além de representantes de partidos políticos, estudantes, militantes e representantes da comunidade Palestina.

O encontro se tornou uma grande aula aberta, na qual foi debatido o atual conflito na Palestina – que começou em outubro de 2023 e já havia matado mais de 30 mil pessoas até a primeira semana de março –, com a apresentação de dados que tinha por objetivo provocar o pensamento crítico do público que acompanhou as exposições presencialmente ou de maneira remota pelas redes sociais da Câmara.

Durante a abertura, Filipa destacou a importância de se organizar esse tipo de conversa para que a sociedade saiba o que de fato está acontecendo entre israelenses e palestinos e faça reflexões que permitam ir além do que tem sido dito pelo senso comum.

Rabah iniciou sua fala relembrando episódios históricos recentes, incluindo a Segunda Guerra Mundial, Guerra do Vietnã e da Ucrânia, destacando que os números de mortes na Palestina podem ser um forte indicador de genocídio na região, considerando a duração total das guerras e as proporções territoriais alcançadas em cada uma delas.

Ele prosseguiu informando que mulheres e crianças têm sido as maiores vítimas em Gaza, representando 70% dos óbitos totais, levando-o a interpretar os dados como uma limpeza étnica “programada”, colocando também as gerações posteriores em risco, pois os sobreviventes continuarão sendo atingidos por outras formas de violência e desaparecerão aos poucos devido a fome, doenças e falta de infraestrutura básica.

Para Lahuerta, a situação em curso é muito mais do que uma tragédia histórica. “Essa questão vai além de Gaza, pois ela sinaliza o que serão os próximos anos e as próximas décadas no âmbito mundial. Estamos diante de algo que Gaza nos mostra o tamanho do que virá, pois isso não é algo específico de Israel, mas que vai muito além”, explicou.

O professor ainda alertou para o fortalecimento da chamada “teologia do domínio” em vários pontos ao redor do mundo, onde a religião estaria sendo usada para justificar atos bárbaros, o que poderia, futuramente, promover novas guerras contra quaisquer tipos de vivências democráticas.

Ao final das apresentações, foi aberto espaço para colocações e perguntas do público, que ouviu atentamente as considerações finais dos debatedores e dos vereadores que participaram da audiência. O evento foi transmitido ao vivo pela TV Câmara e pode ser assistido a qualquer momento na íntegra pelos links do YouTube ou Facebook.


Publicado em: 08 de março de 2024

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Documento do Coren-SP aponta falta de enfermeiros e outras irregularidades na Fungota

20 de maio de 2024

No início do ano, o vereador Lineu Carlos de Assis (Novo) teve acesso a um documento emitido pelo Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) em dezembro de 2023, no qual foram relatada...



Problemas no trânsito da Avenida Professora Adélia Izique preocupam moradores

20 de maio de 2024

Adequações na sinalização de trânsito no trecho final da Avenida Professora Adélia Izique, na região central de Araraquara, foram solicitadas por moradores ao vereador Rafael de Angeli (Republicano...



Conjunto de Bocha do Parque Pinheirinho carece de manutenção

20 de maio de 2024

Em 2021, o vereador Gerson da Farmácia (MDB) solicitou à Prefeitura melhorias no Conjunto de Bocha “José Zavagli (Zé Palito)”, localizado no Parque Ecológico Pinheirinho. Em resposta, a Secretaria...



Prevenção do suicídio será debatida em Audiência Pública na Câmara

20 de maio de 2024

Na quinta-feira (23), a partir das 19 horas, o Plenário da Câmara recebe a Audiência Pública com o tema “Precisamos falar sobre suicídio”. O evento, que será transmitido ao vivo pelo canal 17 da NE...



Câmara entrega Diploma de Honra ao Mérito ao Sindicato dos Bancários de Araraquara

20 de maio de 2024

Conhecido pela atuação na luta sindical e no processo de redemocratização do país, o Sindicato dos Bancários de Araraquara e Região recebeu no Plenário da Câmara o Diploma de Honra ao Mérito, em so...



Alerta do Daae (16/05)

16 de maio de 2024

Por causa da falta de chuva e do elevado consumo de água verificado nas últimas semanas em função de altas temperaturas, queimadas, fuligem e poeiras, o Departamento Autônomo de Água e Esgotos de A...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!