2381
A Câmara Municipal de Araraquara realizou Audiência Pública na noite da quarta-feira (16), para apresentação do resultado da pesquisa “Perfil da Mulher Araraquarense”, elaborada pela Paulista Júnior Projetos & Consultoria, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em evento organizado pela vereadora Fabi Virgílio (PT), presidenta da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres.
A parlamentar ressaltou a importância de atualização das informações obtidas na pesquisa realizada em 2012, quando o último perfil da população feminina de Araraquara foi revelado e agora precisa ser modernizado. De acordo com Fabi, esses novos dados serão fundamentais para direcionar as ações futuras do Legislativo e do Executivo, garantindo, assim, a igualdade de gênero e orientando na elaboração de políticas públicas.
Os estudantes universitários Giselle Siewert, Yasmin Zanin, Astolfo Rezende, Maísa Mantovani e Lucas Basso foram os responsáveis pela apresentação dos resultados da pesquisa, realizada no período de março a julho deste ano e baseada em quatro eixos (socioeconômico, violência, autocuidado e sexualidade, direito à cidade: cultura, lazer e religião). Foram aplicados 400 questionários, compostos por 77 perguntas e que tiveram as informações cruzadas, segundo os temas abordados.
Como encaminhamentos, foram sugeridos ajustes nas metodologias utilizadas e totalização dos dados, que após a finalização, devem gerar discussões relevantes para a sociedade. Entre as informações que mais chamaram a atenção da vereadora Fabi Virgílio, foram destacados os percentuais de mulheres que se declararam em situação de insegurança alimentar, o levantamento de assuntos relacionados à saúde feminina e o questionamento da proteção do Estado a esse público.
“Quando a gente olha para esses dados, que doem e nos provocam como parlamentares, perguntamos como a gente pode, junto ao Executivo, traçar um novo rumo, para que as políticas públicas da cidade aconteçam na sua eficácia”, afirmou.
O evento contou ainda com a presença da vereadora Filipa Brunelli (PT), da promotora de justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo e coordenadora do Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência (NAV), Dra. Patrícia Sguerra Vita e Castro, da coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres do Município, Grasiela Lima, e de representantes de instituições e da sociedade civil de Araraquara.
Os detalhes da apresentação desse trabalho, que teve transmissão ao vivo pela TV Câmara, estão disponíveis para visualização Facebook e no YouTube.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Audiência Pública a respeito do possível fechamento do ensino integral da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Gilda Rocha de Mello e Souza” e do Centro de Educação e Recreação (CER)...
Durante a Sessão Ordinária da última terça-feira (18), foi aprovado o projeto que institui em Araraquara o programa municipal “Mulheres Guardiãs: Lideranças na Prevenção de Riscos”, para fomentar a...
Consciência Negra Na quinta-feira (20), Dia da Consciência Negra e dos Orixás, acontece a Marcha da Consciência Negra 2025, com o tema “Reparação e Justiça Social pelo Bem Viver do Povo Negro”. A...
Futebol feminino Pela final da Copa do Brasil Feminina, as Guerreiras Grenás enfrentam o Palmeiras na quinta-feira (20), às 15h30, na Fonte Luminosa, com transmissão da TV Globo, da NSports e do s...
Em Indicação encaminhada recentemente à Prefeitura, os 18 vereadores da Câmara Municipal de Araraquara pedem reforma emergencial da Unidade de Saúde da Família “Dr. Wilson Antunes Pereira” – Parque...
A ludopatia, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um transtorno mental e classificada no Código Internacional de Doenças (CID), apresenta mecanismos neurológicos semelhantes aos...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.