Notícias



Câmara aprova parceria para áreas de lazer

Punições a empresas que forem flagradas vendendo produtos sem comprovação legal de origem, créditos para a saúde e frente parlamentar também foram aprovados

4754


Na Sessão Ordinária da terça-feira (10), os vereadores autorizaram a Prefeitura a outorgar, por meio de permissão de uso, áreas de lazer e de áreas de esporte, públicas municipais, a associações de bairro, clubes de esporte amador, coletivos locais e demais entidades privadas sem fins lucrativos, com finalidade de promoção gratuita de atividades de lazer ou desportivas.

Com a autorização dada pela Câmara, por meio de Decreto o município estabelecerá as condições para a permissão, as obrigações dos parceiros, os prazos para que seja manifestado o interesse e outras obrigações. Na autorização dada pela Câmara já ficou claro que a parceria será revista a cada dois anos, para verificação do cumprimento das obrigações. Além do mais, a permissão poderá ser suspensa a qualquer momento. (Substitutivo nº 1 ao Projeto de Lei nº 207/2021) A Prefeitura apontou no ofício que acompanhou a medida, que o projeto tem por impulso inicial a Indicação nº 3172/2021, de autoria do Vereador e Presidente da Câmara Municipal de Araraquara, Aluisio Boi (MDB).

Os vereadores aprovaram de forma definitiva, o Projeto de Lei Complementar nº 12/2021, de autoria do vereador Lucas Grecco (PSL), que trata da aplicação de sanção administrativa, no âmbito do município de Araraquara, aos estabelecimentos que comercializem, sem a devida comprovação de origem, portas de túmulo, vasos e outros adereços de cemitério; placas de sinalização de trânsito; cabos ou fios de cobre, alumínio, telefonia, energia elétrica, TV a cabo, internet ou de hastes oriundas de quaisquer empresas, públicas ou privadas; escórias de chumbo ou metais pesados e outros.

A proposta define os estabelecimentos a serem fiscalizados, como compra e venda de peças usadas de qualquer tipo, ferros velhos, desmanches, e compra e venda de sucatas, materiais recicláveis ou congêneres. Define também as sanções, com aplicação inicial de multas, indo até a suspensão do alvará de funcionamento do estabelecimento que for flagrado vendendo estes produtos sem comprovação legal de origem.

De autoria da vereadora Filipa Brunelli (PT), Projeto de Lei nº 139/2021 declara os cultos e liturgias de religiões de matriz africana como patrimônios culturais imateriais do município de Araraquara. Claudia Augusta Mathias Santos, credenciada pela Associação Brasileira dos Religiosos de Umbanda, Candomblé e Jurema (Abratu) Araraquara, participou da Tribuna Popular, manifestando apoio à proposta.

Projeto de Resolução nº 21/2021, de autoria do vereador Marchese da Rádio (Patriota), institui a Comissão Especial de Estudos (CEE) denominada “Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Doenças Raras”, com o objetivo de promover estudos, discussões e ações acerca do tema na cidade de Araraquara.

A Câmara confirmou a abertura do crédito adicional extraordinário, no valor de R$ 3.689.794,21, para suplementar as dotações para atender despesas com a gestão de serviços de saúde. O  Projeto de Lei nº 209/2021 incorpora ao orçamento municipal valores para manutenção dos serviços da UPA da Vila Xavier, hospital de campanha, retaguarda do Melhado, além de aquisição de medicamentos, insumos e equipamento de proteção individual; testes RT-qPCR junto ao Laboratório da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp, em convênio com municípios da região; adequação na folha de pagamento e outras despesas com a gestão de serviços de saúde, despesas com a Fungota e outros, todos no âmbito do enfrentamento à pandemia da Covid-19.

O Programa Atividade Delegada ganhou um reforço no seu orçamento, garantindo seu funcionamento até o mês de dezembro. O Projeto de Lei nº 208/2021 autorizou o crédito de R$ 174.500,00 para suplementação de dotação orçamentária do programa.

 Foi aprovado o Projeto de Lei nº 206/2021, autorizando a Prefeitura a incluir representantes da Secretaria Municipal da Cultura na Comissão Julgadora do Programa de Amparo à Cultura.

Foi incluído para votação e na sequência teve a discussão adiada, o Projeto de Lei nº 179/2021, de autoria das vereadoras Fabi Virgílio (PT), Filipa Brunelli (PT), Luna Meyer (PDT) e Thainara Faria (PT), que institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos a Semana Municipal de Conscientização e ações voltadas à promoção da Lei Maria da Penha. A proposta retorna para discussão na próxima sessão.

Também incluído para votação nesta sessão, foi adiada a discussão e votação do Projeto de Lei nº 210/2021, que pede autorização para revogar duas leis em vigência no município (nº 9.504 e  nº 9.532, ambas de 2019). O projeto é consequência de Recomendação Administrativa expedida pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), no sentido de que seja suspensa a concessão das gratificações por desempenho, em favor dos funcionários públicos com atribuição de fiscalização, dos Guardas Civis Municipais e dos Agentes de Fiscalização, no âmbito do Programa “Araraquara contra a Dengue”, no exercício da fiscalização das normas de posturas municipais. A proposta também retorna na próxima sessão.


Publicado em: 10 de agosto de 2021

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Programa de ensino musical em escolas municipais é aprovado na Câmara

28 de janeiro de 2026

    A criação do “Programa Mais Música nas Escolas”, voltado para o ensino da teoria e prática musical nas unidades da rede pública municipal, foi autorizada durante a Sessão Ordinária realizada...



Vereadores criam Câmara Técnica para estudar viabilidade de piso salarial de agentes de educação

28 de janeiro de 2026

  Os vereadores de Araraquara aprovaram, na Sessão Ordinária de terça-feira (27), a criação de uma Câmara Técnica com o objetivo de estudar a viabilidade e propor medidas para implantação do piso...



Projeto que autoriza mesas e cadeiras de bares e restaurantes em praças públicas é aprovado na Câmara

28 de janeiro de 2026

  Na tarde de terça-feira, o Plenário da Câmara autorizou, em segundo turno, o Projeto de Lei Complementar nº 14/2025, permitindo que estabelecimentos comerciais coloquem mesas e cadeiras em praça...



Frente parlamentar dos idosos pede continuidade de projeto social, esportivo e cultural na região Norte

28 de janeiro de 2026

  A Frente Parlamentar em Defesa e Garantia dos Direitos dos Idosos protocolou duas Indicações solicitando que a Prefeitura dê continuidade a um projeto social, esportivo e cultural desenvolvido n...



Oficinas culturais (Até 4/02)

28 de janeiro de 2026

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundart – Fundação de Arte e Cultura de Araraquara, abriu chamamento público para a contratação de projetos no formato d...



Curso Senai (Até 30/01)

28 de janeiro de 2026

A Prefeitura de Araraquara, em parceria com o Senai, abriu inscrições para o curso gratuito de Aperfeiçoamento Profissional em Técnicas para Elevação de Alvenaria sem Função Estrutural, voltado à q...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!