604
Com a proximidade do Dia Municipal do Maçom, comemorado em 20 de agosto, a Câmara realizou na quinta-feira (18), uma solenidade reunindo membros de diversas lojas maçônicas de Araraquara.
A mesa contou com a presença do vereador Doutor Lapena, representando a Câmara, além de Helio Kalil da Cunha, presidente do Conselho de Veneráveis Mestres da Maçonaria de Araraquara e Região (Comara), Carlos Alberto Bortolli, presidente da comissão organizadora da Semana Maçônica, e Arthur Rodrigues Galli, mestre conselheiro do Capítulo Araraquara da Ordem Demolay.
O evento foi aberto por Eli Schiavi, representante da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Justiça e Tolerância (ARLS), com explicações sobre a data e de alguns valores da maçonaria - como igualdade, fraternidade e liberdade.
“Apesar de ser uma solenidade, somos uma família. Esse momento é muito importante porque estamos vivendo uma crise ética e moral no país. Como maçons, devemos assumir ainda mais nosso papel na sociedade”, afirmou o vereador Doutor Lapena.
Para Carlos Alberto Bortolli, a homenagem da Câmara foi um reconhecimento ao trabalho que a maçonaria desenvolve de forma discreta e sem muito alarde. “A maçonaria tem por norma a retidão, a justiça, a moral, o caráter; e nós pregamos e estudamos tudo isso. O que vemos atualmente é um total desrespeito à população pela maioria dos nossos políticos. A maçonaria tem uma grande missão de colocar esse país nos trilhos novamente, mostrando que ser honesto não é demérito, e sim, uma obrigação do ser humano”, completou.
A solenidade deu início às comemorações da XXXIII Semana Maçônica de Araraquara e Região. A programação ainda prevê uma abertura solene no Teatro Municipal às 19h30 na terça-feira (23), Palestra Maçônica às 20 horas na quarta-feira (24) e também Jantar Dançante no sábado (27) às 21 horas.
Maçonaria
De origem francesa (maçonnerie), o termo significa construção. Por extensão, seu significado é associação de pedreiros. Isso porque os primeiros maçons eram os construtores, arquitetos, engenheiros e empreiteiros na Idade Média. Em sua origem, a Maçonaria era uma sociedade secreta vinculada às ideias do laicismo humanitário e liberal do Iluminismo.
A Grande Loja de Maçonaria foi criada na Inglaterra em 1717, unindo quatro lojas londrinas. O líder eleito era o grão-mestre. Aberta a todos as crenças religiosas, a Maçonaria rapidamente ganhou o mundo. Estima-se que hoje haja cerca de seis milhões de maçons. No Brasil, são 400 mil maçons distribuídos por mais de cinco mil lojas. Em Araraquara, a primeira loja maçônica foi implantada há 100 anos.
Confira a íntegra da sessão aqui.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A ampliação da frota de ônibus que atende os bairros Valle Verde, Selmi Dei e Indaiá/Iedda é tema da Indicação nº 440/2026, apresentada pelo vereador Guilherme Bianco (PCdoB) à Prefeitura. Segu...
A realização de sessões itinerantes, o uso de praças para colocação de mesas e cadeiras por estabelecimentos comerciais, política pública de apoio à população LGBTQIA+, instituição de datas comemor...
Em Indicação, a vereadora Fabi Virgílio (PT) sugere que a Prefeitura faça a adesão à cartilha “Convivendo com meu aluno diabético tipo 1”, elaborada pela mãe pâncreas (responsável pelo cuidado com...
O vice-presidente da Câmara, vereador Michel Kary (PL), apresentou duas Indicações à Prefeitura, solicitando providências para a melhoria da infraestrutura urbana e das condições ambientais em bair...
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) participa do Sisu 2026 com a oferta de 760 vagas em cursos superiores gratuitos nos campi de Araraquara (160), Matão (160),...
O Espaço Kaparaó está com inscrições abertas para o curso gratuito de Costureiro de Máquina Reta e Overloque, com carga horária total de 160 horas, voltado à capacitação profissional na área de cos...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.