808
Agosto é mês de celebrações em Araraquara. No dia 22, a cidade completa 206 anos e, no dia 24, a Câmara Municipal faz 190. Por isso, a TV Câmara preparou o especial “Faz Parte da Nossa História”, com quatro episódios, para mostrar um pouco mais do que compõe a cidade e passa pela Casa de Leis.
O primeiro vídeo da série estreia nesta terça-feira (15) apresentando um pouco da história do cinema na cidade, que viu a chegada dos primeiros filmes mudos e com legendas, o que permaneceu assim até 1927.
O Bijou Théâtre, primeiro cinema de Araraquara, era localizado em frente à praça da Câmara Municipal, na Rua São Bento (Rua 3).
Ao longo dos anos, o cinema se modernizou e, no mesmo local, também funcionaram o Cine Teatro Polytheama, o Cine São Bento, o Cine Odeon e o Cine Veneza, encerrando suas atividades em 2001.
No início do século 20, o cinema inaugurou um importante capítulo da vida urbana e social de Araraquara e, até o fim daquele século, a cidade manteve a tradição do cinema de rua. Além do Veneza, outros três cinemas funcionavam a todo vapor, um deles, o Cine Paratodos, de 1937, com sistema de som pioneiro na América Latina.
Uma lei aprovada pela Câmara passou a garantir sessões de cinema adaptadas para pessoas com síndromes, transtornos e hipersensibilidade sensorial, o Cinema Inclusivo. As luzes da sala ficam levemente acesas, o volume de som é reduzido, não são exibidos trailers nem publicidades comerciais e não é necessário ficar na fila para entrar na sala. Um passo para que o cinema em Araraquara seja realmente para todos.
O primeiro episódio poderá ser conferido no YouTube e no Facebook, além da TV Câmara, no canal 17 da NET/Claro.
Próximos episódios
Na quinta-feira (17), é a vez da Ferroviária, já que, recentemente, uma lei batizou a Arena da Fonte Luminosa com o nome do maior ídolo e artilheiro da Ferroviária: Bazzani. Olivério Bazzani Filho fez 244 gols com a camisa grená entre os anos de 1954 e 1976.
Duas vezes maior que o aumento populacional nos últimos anos, o crescimento da frota de veículos e a segurança no trânsito serão destaque a partir do dia 22 de agosto. De acordo com o último Censo do IBGE, entre 2010 e 2022, a cidade ganhou 69 mil veículos e 33 mil moradores. Registros do historiador Rodolpho Telarolli apontam que os primeiros automóveis surgiram em Araraquara no início do século 20.
Já no dia 24 de agosto, o meio ambiente ganha espaço. Você sabia que, segundo um levantamento da USP, existem 170 mil árvores só nas calçadas araraquarenses, uma média de uma árvore a cada 24 metros?
Todas essas histórias poderão ser conhecidas neste especial, com exibição na TV Câmara (canal 17 da NET/Claro), Facebook e YouTube. Acompanhe!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Câmara Municipal realizou, na noite de sexta-feira (3), a entrega do título de Cidadão Araraquarense “in memoriam” ao Sr. José Marino. A homenagem foi proposta pelo vereador Coronel Prado (Nov...
Relatos de precariedade na infraestrutura do Ginásio de Esportes “Guilherme Fragoso Ferrão” e da Pista de Atletismo “Armando Garllippe” motivaram o Requerimento nº 1579/2025, enviado pelo president...
Exposição Araraquara recebe, a partir desta sexta-feira (3), a exposição “O Assalto do Maravilhoso – o movimento surrealista no Brasil 1960-2025”. Com abertura às 19 horas na Biblioteca Municipal...
Basquete feminino Pelo Campeonato Paulista, o Sesi enfrenta Ourinhos, nesta sexta-feira (3), às 19 horas, no Ginásio Municipal “José M. Paschoalik”, casa das adversárias. As araraquarenses estão n...
A represa do Parque Pinheirinho seguirá fechada por tempo indeterminado, informou a Subsecretaria de Defesa Civil. O local foi interditado totalmente após um laudo do Departamento Autônomo de Água...
O programa Consultório na Rua, instituído no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), tem como objetivo ofertar atenção integral à saúde da população em situação de rua, de forma itinerante, multipr...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.