1067
Em setembro, a vereadora Luna Meyer (PDT) enviou o Requerimento nº 843/2021 à Prefeitura, solicitando informações sobre a prestação de serviços de limpeza e roçagem no município. Em resposta, o Executivo informou que a quantidade de funcionários por equipe depende do serviço a ser executado e frisou que na maioria das áreas, antes do início da roçada, é necessária a remoção de resíduos depositados irregularmente. Portanto, além do maquinário, é preciso utilizar a pá carregadeira e o caminhão basculante.
No final do mês de setembro, a Prefeitura contava com 95 apoiadores da dengue, divididos em 6 equipes para a realização de tais funções. Também foi informado que os serviços de roçada e gradeamento seguem cronograma de execução regional, sendo que em 2021 foram executados 1.467.005,34 m² de área.
No documento, o Executivo especificou ainda os valores dos maquinários e afirmou que há uma licitação em andamento para contratação de uma empresa que preste esses serviços de limpeza.
Sobre os terrenos públicos em desuso, foi explicado que, em função das legislações vigentes, eles são divididos nas seguintes categorias: áreas verdes, áreas institucionais, sistemas de lazer e recreio, sistema viário e áreas patrimoniais.
Segundo as informações prestadas, para cada categoria de área é permitido um uso específico. As áreas institucionais e os sistemas de recreio e lazer são ocupados com equipamentos urbanos, conforme demanda das secretarias. Para as áreas patrimoniais e algumas áreas institucionais excedentes, o município prevê a implantação do programa Minha Morada, com lotes urbanizados.
Além disso, de acordo com a resposta, existem os chamamentos públicos para cessão de terrenos municipais para a instalação de empresas. Em relação às áreas verdes, que possuem função ambiental específica, estas não podem ser ocupadas. Já o sistema viário encontra-se praticamente implantado em sua totalidade.
Luna entende que “os serviços ainda são insuficientes dentro da demanda que temos. Compreendo que a pandemia mexeu demais e o setor de obras foi um dos mais defasados, no entanto, há situações urgentes que perduram por mais de meses e elas devem ser priorizadas, como, por exemplo, terrenos problemáticos no Jardim Morumbi, reportados desde o início do ano e, até agora, dezembro, não foram limpos”.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Na 36ª Sessão Ordinária, realizada na terça-feira (7), 17 projetos foram discutidos e aprovados pela Câmara de Araraquara. A Pauta da Sessão contava com 21 projetos, porém um não foi aprovado e...
A programação infantil (FliSolzinha) da Festa Literária da Morada do Sol (FliSol) realiza nesta semana atividades voltadas à formação de novos leitores e à valorização dos espaços públicos de cultu...
Quarta-feira (8) é o último dia para se inscrever no Vestibular 2026 da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Ao todo, são 5.867 vagas em 24 cidades. O acesso é pelo site da Fundação Vunesp e a t...
O vereador Enfermeiro Delmiran (PL) enviou uma Indicação à Prefeitura, sugerindo que os profissionais de saúde participem do processo de elaboração e adequação dos projetos de construção, reforma e...
O vereador e presidente da Câmara, Rafael de Angeli (Republicanos), é autor de três indicações enviadas à Prefeitura para solicitar melhorias no Portal das Laranjeiras. Localizado na região oeste d...
A 4ª Semana Municipal de Valorização dos Compositores “Pedro Paulo Zavagli – Spiga” teve início nesta segunda-feira (06), na Câmara de Araraquara, com lançamento de exposição e bate-papo sobre o as...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.