2430
O presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Paulo Landim (PT), participou, na manhã da quinta-feira (16), da inauguração da oficina de corte e costura industrial na Penitenciária de Araraquara, denominada Doutor Sebastião Silveira Martins.
O empreendimento é resultado de um trabalho conjunto da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), por meio da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania, e da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
O parlamentar lembrou que recebeu em seu gabinete o diretor técnico do Trabalho e Educação, Leandro D’ávila e a auxiliar administrativa, Ana Cláudia, quando falaram sobre o programa. “Nessa conversa, duas coisas me deixaram muito feliz: a primeira foi quando me explicaram o que era a oficina Procap; e a segunda foi poder observar, nas palavras do Leandro e da Claudia, todo o trato humanizado e o compromisso para com a recuperação dos reeducandos que a administração desta unidade tem. ”
Por intermédio do Programa de Capacitação Profissional e Implantação de Oficinas Permanentes, essa unidade permitirá a realização de cursos de qualificação profissional aos internos.
O vice-prefeito Damiano Neto (Progressistas) salientou as parcerias entre o Poder Público, a Penitenciária e o Centro de Ressocialização. “Acreditamos na reinserção do reeducando à sociedade e ao mercado de trabalho, e a capacitação profissional é a primeira etapa”, disse.
As demais autoridades, o diretor Marcelo Pedro Antônio, o diretor de presídios Carlos Alberto Ferreira de Souza, a coordenadora de Reintegração Social e Cidadania, Carolina Maracajá e o diretor executivo da Funap, Mauro Lopes, enalteceram o projeto, a escolha de Araraquara e o objetivo final, que é de transformação social.
Landim ainda acrescentou que “é papel de toda a sociedade promover formas de garantir uma nova chance para aqueles que cometeram erros no passado. E mais uma vez eu reafirmo: a oficina Procap amplia essa possibilidade e lhes dá essa segunda chance”.
Também participaram da solenidade a vereadora Filipa Brunelli (PT), o diretor do Centro de Ressocialização Masculino, Otácio Manoel da Trindade Filho e o major Alan Gouvêa, comandante interino do 13º Batalhão da Polícia Militar.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Audiência Pública a respeito do possível fechamento do ensino integral da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Gilda Rocha de Mello e Souza” e do Centro de Educação e Recreação (CER)...
Durante a Sessão Ordinária da última terça-feira (18), foi aprovado o projeto que institui em Araraquara o programa municipal “Mulheres Guardiãs: Lideranças na Prevenção de Riscos”, para fomentar a...
Consciência Negra Na quinta-feira (20), Dia da Consciência Negra e dos Orixás, acontece a Marcha da Consciência Negra 2025, com o tema “Reparação e Justiça Social pelo Bem Viver do Povo Negro”. A...
Futebol feminino Pela final da Copa do Brasil Feminina, as Guerreiras Grenás enfrentam o Palmeiras na quinta-feira (20), às 15h30, na Fonte Luminosa, com transmissão da TV Globo, da NSports e do s...
Em Indicação encaminhada recentemente à Prefeitura, os 18 vereadores da Câmara Municipal de Araraquara pedem reforma emergencial da Unidade de Saúde da Família “Dr. Wilson Antunes Pereira” – Parque...
A ludopatia, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um transtorno mental e classificada no Código Internacional de Doenças (CID), apresenta mecanismos neurológicos semelhantes aos...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.