942
O presidente da Câmara, Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB), representou o Legislativo na abertura do I Fórum de Cidades Digitais da Região Central, realizado na quinta-feira (23), no auditório da Associação Comercial e Industrial de Araraquara (Acia), que contou com as presenças na Mesa principal do vice-prefeito Damiano Barbiero Neto; do presidente da Acia, José Janone Júnior; o diretor da RCD, José Marinho; e Luis Ramos, assessor técnico do Departamento de Inclusão Digital do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Também estiveram presentes os vereadores José Carlos Porsani (PSDB), Gerson da Farmácia (PMDB) e Edio Lopes (PT).
Organizado pela Acia e pela RCD, o evento teve por objetivo apresentar caminhos a gestores públicos para a aplicação de tecnologia da informação e comunicação para aprimorar os serviços públicos.
Em seu pronunciamento, Yashuda ressaltou a importância da atualização dos serviços públicos às novas tecnologias e citou iniciativas em Araraquara nas áreas de educação e saúde. “Por minha iniciativa, o município fez uma parceria com a CPFL Telecom e BNDES e implantou o projeto Geekie Lab nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) que beneficia alunos do 9º ano. O Geekie é uma plataforma digital educacional que propõe, por meio de jogos, identificar as dificuldades individuais e elaborar atividades personalizadas, ou seja, adapta o ensino ao perfil de cada aluno para um aprendizado voltado às suas características e necessidades. Também apresentei uma proposta de parceria ao Executivo na área de Telemedicina para agilizar a prestação de serviços na área de saúde possibilitando, por exemplo, diagnósticos de exames à distância”, disse Yashuda.
Janone Júnior explicou que o Fórum visa a contribuir para atualizar os gestores públicos sobre as tecnologias disponíveis. “Hoje a tecnologia é imprescindível para os municípios serem mais eficientes, diminuírem custos e promoverem o desenvolvimento econômico”, afirmou.
O Fórum teve oito painéis com foco no cenário das cidades digitais, políticas públicas federais, smart cities, cidade inteligente, arrecadação dos municípios e casos de sucesso. Cada apresentação teve espaço para interação entre participantes e palestrantes.
“São soluções que facilitam o planejamento e a eficiência na gestão municipal incluindo a tecnologia como estratégia para melhorar todos os setores e o atendimento ao cidadão”, destacou Marinho.
Além de Araraquara, 27 cidades do estado de São Paulo e uma do Paraná participaram do evento: Apiaí, Araras, Assis, Bauru, Franca, Floreal, Gavião Peixoto, Hortolândia, Ibitinga, Indaiatuba, Itararé, Jaboticabal, Lourdes, Porto Ferreira, Macatuba, Manduri, Narandiba, Nhandeara, Nipoã, Rincão, São Paulo, São Roque, Sengés, Sertãozinho, Socorro, Trabiju, Vinhedo e Telêmaco Borba (PR).
Assessoria de gabinete da Presidência da Câmara Municipal de Araraquara
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A realização de sessões itinerantes, o uso de praças para colocação de mesas e cadeiras por estabelecimentos comerciais, política pública de apoio à população LGBTQIA+, instituição de datas comemor...
Em Indicação, a vereadora Fabi Virgílio (PT) sugere que a Prefeitura faça a adesão à cartilha “Convivendo com meu aluno diabético tipo 1”, elaborada pela mãe pâncreas (responsável pelo cuidado com...
O vice-presidente da Câmara, vereador Michel Kary (PL), apresentou duas Indicações à Prefeitura, solicitando providências para a melhoria da infraestrutura urbana e das condições ambientais em bair...
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) participa do Sisu 2026 com a oferta de 760 vagas em cursos superiores gratuitos nos campi de Araraquara (160), Matão (160),...
O Espaço Kaparaó está com inscrições abertas para o curso gratuito de Costureiro de Máquina Reta e Overloque, com carga horária total de 160 horas, voltado à capacitação profissional na área de cos...
O Sesi-SP abriu o Edital de Chamamento Música 2026 para selecionar artistas e projetos musicais que irão compor a programação cultural gratuita da instituição ao longo do próximo ano em todo o Esta...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.