1217
O programa Previne Brasil, instituído pela Portaria nº 2.979/2019, funciona como um modelo de repasse de recursos para equipes que atuam no serviço de Saúde da Família, englobando os agentes comunitários de saúde. No entanto, até o momento, os servidores da Prefeitura de Araraquara ainda não recebem tal gratificação financeira. Em busca desta conquista, representantes desses profissionais e do sindicato da categoria procuraram a Presidência da Câmara Municipal.
Em reunião realizada na terça-feira (5), o presidente da Casa de Leis, Aluisio Boi (MDB), e a vereadora Fabi Virgílio (PT), que já enviou indicação sobre o tema à Prefeitura, explicaram às agentes comunitárias de saúde Kátia Aparecida da Silva e Ângela Maria Burato que a Câmara não irá votar a regulamentação da iniciativa no município antes de receber o aval dos profissionais da Saúde.
O presidente e a vereadora afirmaram ainda que participarão da assembleia sobre o assunto que ocorrerá na sexta-feira (8), a fim de entender as expectativas dos servidores da Saúde. “Quando o projeto chegar à Câmara, nós vamos votar de acordo com as manifestações de vocês nessa assembleia”, explicou Fabi.
Boi também esclareceu que os valores oriundos do programa estão reservados para os pagamentos das gratificações e serão realizados de forma retroativa, assim que aprovado o projeto. “Os vereadores precisam participar das discussões sobre tais demandas, pois a decisão final se dá aqui na hora da votação. Assim, é imprescindível entendermos todas as questões relacionadas ao tema antes de votarmos”, frisou o presidente.
Remuneração básica
A presidente do Sindicato dos Agentes de Saúde e Endemias de São José do Rio Preto e Região (Sindase), Nadir Donizeti Peliceri da Silva, também participou da reunião e informou que o salário base atual da categoria é R$ 1.750,00, mas já está em análise no Congresso Nacional um projeto para um piso nacional de dois salários mínimos, ou seja, R$ 2.424,00 em 2022.
Nesse contexto, as servidoras explicaram que há divergências entre as remunerações dos profissionais da Prefeitura de Araraquara. “Há funcionários com a mesma referência, mas que recebem valores diferentes, além de pessoas com mais tempo no cargo que ganham menos em relação a funcionários contratados depois”, frisou Kátia.
A fim de entender os motivos de tais divergências, os parlamentares afirmaram que irão se reunir com servidores do setor de Recursos Humanos da Prefeitura para solicitar esclarecimentos sobre o tema.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Quatro projetos foram debatidos e votados na Sessão Ordinária desta terça-feira (12) na Câmara. Os vereadores de Araraquara rejeitaram o Projeto de Resolução que pedia a suspensão do mandato de...
Durante a 28ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Araraquara, na tarde desta terça-feira (12), foi colocado em votação o Projeto de Resolução de autoria do Conselho de Ética e Decoro Parlame...
O Plenário da Câmara recebeu, na segunda-feira (11), uma palestra como parte das atividades do “Dia Municipal das Pessoas com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD)”, criado pela Lei nº 10.457/2022...
A Câmara Municipal participou do evento de lançamento e de entrega de kits e uniformes do Projeto Superação de Judô, na Emef “Ruth Villaça Correia Leite Cardoso”, no Jardim Maria Luiza. O event...
A “Operação Saturação”, realizada na Praça Santa Cruz, no dia 28 de maio, motivou o Requerimento nº 902/2025, enviado à Prefeitura pela vereadora Filipa Brunelli (PT). Segundo resposta da Secretari...
O PAT Araraquara está com vagas abertas para diferentes áreas, incluindo auxiliar administrativo, auxiliar de refrigeração, auxiliar operacional para jardinagem, babá, cozinheiro(a) PCD para mercad...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.