1487
A Câmara Municipal de Araraquara recebe a exposição “Olhares Sobre Nossa Morada”, da artista plástica araraquarense Claudia Diniz Junqueira, até o dia 31 de agosto. A abertura aconteceu na quarta-feira (9), com participação da artista.
A mostra estará no saguão de entrada da Casa de Leis, aberta à visitação de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, gratuitamente.
A exposição é uma homenagem ao aniversário de 206 anos de Araraquara e é composta por um conjunto de aquarelas criado por Claudia a partir da observação de espaços da cidade, como a Escola Estadual Antonio Joaquim de Carvalho (Anjoca) e a Fazenda Salto Grande. O Sol da Morada do Sol também é destaque na obra da artista.
A exposição foi intermediada pelo marido da artista, o professor e diretor da Escola Estadual Lysanias de Oliveira Campos, Edegar Diniz Junqueira, e a vereadora Fabi Virgílio (PT), durante uma visita da parlamentar à unidade escolar.
“Os quadros da Claudia estavam expostos na sala do Edegar e eu fiquei encantada. Elogiei as obras e ele me revelou um desejo de expor as obras. A partir daí, construímos essa mostra na Câmara, espaço aberto a todos, no centro da cidade e de grande circulação diária de pessoas”, explica a parlamentar.
Sobre a artista
Claudia Diniz Junqueira tem 49 anos, é natural de Araraquara, é formada em Direito e trabalha como auxiliar judiciário no Fórum João Mendes, na cidade de São Paulo.
Suas primeiras aulas de desenho foram aos 7 anos, com a professora Maria do Carmo Fortes, que trabalhava pintura em porcelana e óleo sobre tela. Mas seu despertar para as artes foi com as aquarelas, nos anos 1990, quando foi aluna do professor Francisco Lopes.
Seus trabalhos são pinturas ao ar livre, que buscam a representação da luz nos objetos observados, sempre com uma visão impressionista do momento.
Apesar de reconhecer a dificuldade da técnica, Claudia observa que todo o encanto da aquarela está justamente no fato de não permitir retoques. “A água para dissolver as tintas seca muito rápido e tinge as fibras do papel. Se houver algum erro, tudo está perdido”, diz a artista.
Com informações da assessoria de gabinete da vereadora Fabi Virgílio (PT)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Audiência Pública a respeito do possível fechamento do ensino integral da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Gilda Rocha de Mello e Souza” e do Centro de Educação e Recreação (CER)...
Durante a Sessão Ordinária da última terça-feira (18), foi aprovado o projeto que institui em Araraquara o programa municipal “Mulheres Guardiãs: Lideranças na Prevenção de Riscos”, para fomentar a...
Consciência Negra Na quinta-feira (20), Dia da Consciência Negra e dos Orixás, acontece a Marcha da Consciência Negra 2025, com o tema “Reparação e Justiça Social pelo Bem Viver do Povo Negro”. A...
Futebol feminino Pela final da Copa do Brasil Feminina, as Guerreiras Grenás enfrentam o Palmeiras na quinta-feira (20), às 15h30, na Fonte Luminosa, com transmissão da TV Globo, da NSports e do s...
Em Indicação encaminhada recentemente à Prefeitura, os 18 vereadores da Câmara Municipal de Araraquara pedem reforma emergencial da Unidade de Saúde da Família “Dr. Wilson Antunes Pereira” – Parque...
A ludopatia, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um transtorno mental e classificada no Código Internacional de Doenças (CID), apresenta mecanismos neurológicos semelhantes aos...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.