Notícias



Câmara vota nova ponte dos Machados e divulgação dos vacinados

Sessão Ordinária ocorre nesta terça-feira (2), com início às 15 horas; transmissão ao vivo pela TV Câmara (canal 17 da NET, Facebook e YouTube), com reprise às 21 horas pela Uniara FM (100,1 MHz)

1646


Retorna para discussão e votação, na Sessão Ordinária desta terça-feira (2), no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara, o projeto de lei de autoria do vereador Rafael de Angeli (Projeto de Lei nº 30/2021), que pretende tornar obrigatório no município a divulgação de informações relativas às pessoas vacinadas contra a Covid-19, como seu CPF, local onde foi feita a imunização, função exercida pela pessoa vacinada, local de trabalho da pessoa vacinada e lote da vacina. A finalidade da proposta é dar transparência, principalmente nas primeiras fases de imunização contra a Covid-19, que deve ser feita aos grupos prioritários.

 

A proposta já havia entrado para discussão na Sessão do dia 16 de fevereiro, porém teve sua votação adiada para estudos e avaliações. O autor observa na justificativa que acompanha o projeto que “em todo o país, estamos vendo, diariamente, denúncias de pessoas sendo vacinadas, mesmo não fazendo parte da linha de frente. Através dessa iniciativa, Araraquara estará se antecipando e mostrando à sua população a preocupação em garantir a correta vacinação, que é a grande esperança dos munícipes contra esse vírus, que causa muitas mortes e desencadeia tantas outras doenças físicas e mentais em todo o mundo”, argumenta.

 

Posteriormente à aprovação do texto principal, ainda serão discutidas e votadas duas emendas. Elas foram apresentadas pelos vereadores Lucas Grecco (PSL) e pelo próprio Rafael de Angeli (PSDB), juntamente com Gerson da Farmácia (MDB), tornando semanal a necessidade da publicação, e não diária, como no texto original, e iniciando a relação desde o primeiro vacinado na cidade de Araraquara.

 

A ponte na estrada vicinal Abílio Augusto Correa, no bairro dos Machados, em Araraquara, sobre o córrego do Ouro, que está com problemas estruturais desde 2020, após fortes chuvas, é objeto do Projeto de Lei nº 47/2021. A proposta autoriza a abertura de um crédito adicional especial no valor de R$ 2.274.815,16 para suplementar as dotações orçamentárias, visando a demolição da atual ponte e construção de uma nova no local. Importante via para escoamento de produção na região, caminhões tiveram que encontrar desvios para trafegar, já que não está sendo possível passar pela ponte. O recurso é proveniente de repasse do governo do estado, por meio do Convênio Estadual nº 363/2020, assinado em agosto do ano passado. Desde então, foi necessário elaborar um projeto para a execução dos serviços.

 

Os vereadores analisam ainda o Projeto de Lei nº 48/2021, que autoriza a concessão de subvenções sociais e auxílio, ou seja, ajuda para o custeio de funcionamento às entidades de assistência social devidamente inscritas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. As entidades beneficiadas e os valores que receberão podem ser encontrados por meio do link do projeto.

 

Tem ainda o Projeto de Lei nº 44/2021, que faz alterações em seis leis vigentes, de forma a adequar as estruturas administrativas municipais à recém criação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, incluindo sua citação e participação.

 

Ao final da Sessão, ainda será analisado o Requerimento nº 172/2021, de iniciativa do vereador Lucas Grecco, segundo secretário da Mesa Diretora, com Moção de Repúdio, a ser enviada ao Governo do Estado de São Paulo e à Assembleia Legislativa, pedindo a revogação da cobrança previdenciária dos aposentados e pensionistas do Regime Próprio da Previdência Estadual. Se o governo estadual declarar que há déficit na previdência, os servidores estaduais aposentados, que contribuíram durante toda a vida profissional, serão os responsabilizados e vão precisar cobrir o rombo, com aumento nos descontos de seus benefícios.


Publicado em: 01 de março de 2021

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Estoque de fraldas geriátricas está zerado, informa Saúde

13 de agosto de 2025

O estoque da rede pública municipal de saúde não possui, atualmente, fraldas geriátricas disponíveis. A informação foi obtida a partir de resposta da Prefeitura ao Requerimento nº 943/2025, de auto...



Após Audiência Pública, vereadores querem buscar soluções práticas para cooperativas

13 de agosto de 2025

Formar um grupo de estudos com o objetivo de buscar soluções práticas para a questão das cooperativas na cidade. Este é o principal encaminhamento da Audiência Pública “Situação das Cooperativas de...



Agosto Lilás 2025 (13/08)

13 de agosto de 2025

Como parte da campanha Agosto Lilás 2025, a Prefeitura de Araraquara realiza uma série de rodas de conversa conduzidas pelas psicólogas do Centro de Referência da Mulher (CRM) com beneficiários do...



Arte & Gastrô (13/08)

13 de agosto de 2025

A 3ª edição da Feira Arte & Gastrô será realizada neste domingo (17), das 15 às 21 horas, na Praça do Faveral, reunindo mais de 90 expositores de economia criativa com artesanato, brechó, discos de...



Pedidos de isenção (13/08)

13 de agosto de 2025

A Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Araraquara abriu o período para solicitação de isenção total e redução de 50% da taxa de inscrição do vestibular do 1º semestre de 2026, no valor de R$ 47, dest...



PAT (13/08/25)

13 de agosto de 2025

O PAT Araraquara está com vagas abertas para diferentes áreas profissionais nesta quarta-feira (13), incluindo 7 para ajudante geral em rodovias, 7 para operador de roçadeira costal, 2 para auxilia...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!