Publicado por: Foto: Freepik
1492
No final do mês de julho, o vereador João Clemente (PSDB) protocolou a Indicação nº 3.862/2023, sugerindo a criação de Campanhas Permanentes sobre Riscos da Automedicação e do Descarte Irregular de Medicamentos.
O parlamentar argumenta que a automedicação pode desvirtuar o tratamento adequado de enfermidades, e levar a consequências de saúde. Também aponta que o descarte irregular pode comprometer o meio ambiente e a biodiversidade.
Clemente referencia pesquisas que afirmam que cerca de 77% dos brasileiros fazem uso de medicamentos sem orientação médica. "Em relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU), a automedicação deve matar 10 milhões de pessoas no mundo até 2050.”
O vereador acrescenta que o fácil acesso a medicamentos dificulta a conscientização a respeito da procura por um médico antes da medicação. "Existe o risco de morte, por intoxicação provocada por uso exacerbado de um fármaco ou por piora do quadro sintomático do enfermo.”
Além disso, o parlamentar cita o Conselho Nacional de Saúde, o qual afirma que alguns medicamentos, ao terem utilização inadequada, podem causar resistência do organismo a substâncias que tratam infecções ou outras doenças.
Outros estudos mostram que o uso inadequado de medicamentos pode reduzir sintomas, mas não controlar a doença, que continua a fazer mal silenciosamente, causando retardo ou erro no diagnóstico.
"As reações adversas causadas pela automedicação mais comuns causadas pelo uso indiscriminado de algum medicamento são: náuseas, vômito, vertigens, dor de cabeça e palpitação. Diante de um desses sintomas, o paciente deve procurar auxílio médico para evitar agravamento do quadro clínico”, alerta.
Clemente finaliza afirmando que, assim como a automedicação, a interrupção do uso de medicamentos sem orientação médica, também é prejudicial para o paciente.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Audiência Pública a respeito do possível fechamento do ensino integral da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Gilda Rocha de Mello e Souza” e do Centro de Educação e Recreação (CER)...
Durante a Sessão Ordinária da última terça-feira (18), foi aprovado o projeto que institui em Araraquara o programa municipal “Mulheres Guardiãs: Lideranças na Prevenção de Riscos”, para fomentar a...
Consciência Negra Na quinta-feira (20), Dia da Consciência Negra e dos Orixás, acontece a Marcha da Consciência Negra 2025, com o tema “Reparação e Justiça Social pelo Bem Viver do Povo Negro”. A...
Futebol feminino Pela final da Copa do Brasil Feminina, as Guerreiras Grenás enfrentam o Palmeiras na quinta-feira (20), às 15h30, na Fonte Luminosa, com transmissão da TV Globo, da NSports e do s...
Em Indicação encaminhada recentemente à Prefeitura, os 18 vereadores da Câmara Municipal de Araraquara pedem reforma emergencial da Unidade de Saúde da Família “Dr. Wilson Antunes Pereira” – Parque...
A ludopatia, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um transtorno mental e classificada no Código Internacional de Doenças (CID), apresenta mecanismos neurológicos semelhantes aos...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.