960
Em resposta a requerimento do vereador Marchese da Rádio (Patriota), a Prefeitura informou que está contratando empresa para a segurança fixa noturna nos cemitérios públicos de Araraquara — Cemitério São Bento e Cemitério dos Britos.
No Requerimento nº 108, Marchese afirmou que seu gabinete recebeu relatos de violações em túmulos, furtos de placas e de objetos de bronze e alumínio (como argolas e crucifixos), além de vasos e plantas. O parlamentar questionou, então, quantos vigilantes atuam nos cemitérios e qual a razão de não ser adotada a segurança fixa nos locais.
A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, por meio da Coordenadoria de Serviços Públicos, respondeu que houve guarda fixa armada nos cemitérios São Bento e dos Britos entre 12 de setembro e 5 de dezembro do ano passado. Porém, o contrato “apresentava algumas limitações” e sua renovação não foi realizada.
O processo licitatório para contratação de empresa substituta está em andamento, de acordo com a Prefeitura. Enquanto isso não é concluído, as rondas estão sendo realizadas pela Guarda Civil Municipal (GCM).
Também em resposta ao requerimento, a Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública confirmou que havia segurança privada fixa no período noturno e, mesmo assim, as rondas foram mantidas tanto durante o dia quanto à noite.
A secretaria informou que mantém patrulhamento, mas que não é possível deixar equipe fixa de guardas municipais nos cemitérios 24 horas por dia “devido à grande demanda de trabalho e ao efetivo pequeno”.
De acordo com a pasta, dois boletins de ocorrência em cemitérios foram registrados em 2022, sendo um de furto/dano ao patrimônio e outro de recaptura de procurado. A Coordenadoria de Serviços Públicos também informou duas ocorrências registradas na primeira quinzena de abril deste ano, sem especificar quais foram.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Audiência Pública a respeito do possível fechamento do ensino integral da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Gilda Rocha de Mello e Souza” e do Centro de Educação e Recreação (CER)...
Durante a Sessão Ordinária da última terça-feira (18), foi aprovado o projeto que institui em Araraquara o programa municipal “Mulheres Guardiãs: Lideranças na Prevenção de Riscos”, para fomentar a...
Consciência Negra Na quinta-feira (20), Dia da Consciência Negra e dos Orixás, acontece a Marcha da Consciência Negra 2025, com o tema “Reparação e Justiça Social pelo Bem Viver do Povo Negro”. A...
Futebol feminino Pela final da Copa do Brasil Feminina, as Guerreiras Grenás enfrentam o Palmeiras na quinta-feira (20), às 15h30, na Fonte Luminosa, com transmissão da TV Globo, da NSports e do s...
Em Indicação encaminhada recentemente à Prefeitura, os 18 vereadores da Câmara Municipal de Araraquara pedem reforma emergencial da Unidade de Saúde da Família “Dr. Wilson Antunes Pereira” – Parque...
A ludopatia, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um transtorno mental e classificada no Código Internacional de Doenças (CID), apresenta mecanismos neurológicos semelhantes aos...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.