Notícias



Como está o andamento do caso ‘Via Expressa prestes a desabar’?

Desde o início do mandato, vereador Rafael de Angeli (PSDB) vem questionando medidas de prevenção para o local

1455


Desde 2017, em seu primeiro ano do primeiro mandato, o primeiro secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Rafael de Angeli (PSDB), tem alertado e cobrado laudos e soluções plausíveis para as galerias da Avenida Maria Antonia Camargo de Oliveira, a Via Expressa, uma das principais vias da cidade.

O parlamentar alertou para o problema em requerimentos (285/2017363/2018100/2020370/2020 e 457/2021), indicações (563/2017 e 3.788/2017), discursos na Tribuna da Câmara e vídeos nas redes sociais. “Tentamos ‘abrir os olhos’ da Prefeitura para o perigo da Via Expressa há anos. Quando munícipes nos indicaram a periculosidade das erosões visíveis próximo à rodoviária, fomos mais a fundo no assunto e descobrimos que o problema é bem maior. Desde então, estamos no pé da Prefeitura para que realmente deem a devida atenção ao caso e apliquem soluções, seja com laudos ou obras”, explica Angeli.

Em outubro, o vereador encaminhou outro requerimento, perguntando ao Executivo o posicionamento do órgão frente ao laudo do Ministério Público mencionando diferentes irregularidades e necessidade de obras emergenciais na Via Expressa, quais obras seriam realizadas após o apontamento mencionado e se existia previsão para o início das obras emergenciais no local. “Temos indícios de avarias na manutenção e risco de colapso nas galerias de águas pluviais e de canalização do Córrego da Servidão”, reforçou o parlamentar, apontando a necessidade de obras emergenciais em trecho do Córrego do Ouro, visando a minimizar problemas de drenagem.

Recentemente, o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Sérgio Pelícolla, informou que o Município tem efetuado acompanhamento frequente da situação da via e das galerias. “Entendemos ser prudente a recomendação do MP-SP e, em entendimento com o mesmo, foi formalizado plano de monitoramento e providências para a manutenção da higidez [salubridade] das estruturas.”

Ele detalhou que se encontra em desenvolvimento o Termo de Referência para a contratação de serviços especializados para elaboração de projetos visando ao levantamento planialtimétrico cadastral urbano georreferenciado, a realização de estudos hidrológicos da bacia de contribuição do Córrego da Servidão e Córrego do Ouro, definição das seções hidráulicas, dimensionamento estrutural e sequência de execução das etapas de implantação do projeto completo. “As obras irão contemplar a recuperação estrutural do canal fechado do Córrego da Servidão, a ser realizada em etapas, dividido em sete trechos; e recuperação do canal aberto do Córrego da Servidão, a ser realizada em etapas, dividido em três trechos. Serão implementados ainda barramentos para contenção de cheias, conforme o Plano Diretor de Saneamento do Daae”, completou.

Pelícolla explicou que entre as medidas imediatas estão acompanhamento altimétrico, sendo implantados marcos no piso e pilares da estrutura do TCI que serão identificados e numerados, os quais serão referenciados e monitorados através de um RN fixo e indeslocável, a partir daí serão realizados levantamentos a serem planilhados e encaminhados ao MP-SP; inspeção visual, com a equipe técnica efetuando a inspeção da via a fim de identificar quaisquer anomalias que demonstrem alterações das condições da estrutura; interdição temporária, com a Defesa Civil do município, pelo histórico de ocorrência de inundações, realizando vistoria, interditando o trecho e desviando o tráfego de veículos e pedestres; contratação dos projetos, entendendo que a elaboração dos projetos, com seus estudos preliminares, de levantamento planialtimétrico, georreferenciamento, estudo hidrológico, entre outros, possibilitarão a definição das intervenções necessárias quanto a tipo, dimensão e tempo necessário para execução das respectivas obras.

Angeli começa a ver resultados na cobrança que faz desde 2017. “Infelizmente, a Prefeitura só começou a se movimentar com a entrada do Ministério Público no assunto. Esperamos que o problema seja resolvido o mais urgente possível antes que um desastre aconteça”, explica e finaliza o parlamentar.


Publicado em: 26 de dezembro de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Críticas a encerramento do ensino integral de escolas e mobilização por reversão marcam Audiência Pública

19 de novembro de 2025

  A Audiência Pública a respeito do possível fechamento do ensino integral da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Gilda Rocha de Mello e Souza” e do Centro de Educação e Recreação (CER)...



Programa ‘Mulheres Guardiãs: Lideranças na Prevenção de Riscos’ é aprovado na Câmara

19 de novembro de 2025

Durante a Sessão Ordinária da última terça-feira (18), foi aprovado o projeto que institui em Araraquara o programa municipal “Mulheres Guardiãs: Lideranças na Prevenção de Riscos”, para fomentar a...



Agenda Cultural – 19/11

19 de novembro de 2025

Consciência Negra Na quinta-feira (20), Dia da Consciência Negra e dos Orixás, acontece a Marcha da Consciência Negra 2025, com o tema “Reparação e Justiça Social pelo Bem Viver do Povo Negro”. A...



Agenda Esportiva – 19/11

19 de novembro de 2025

Futebol feminino Pela final da Copa do Brasil Feminina, as Guerreiras Grenás enfrentam o Palmeiras na quinta-feira (20), às 15h30, na Fonte Luminosa, com transmissão da TV Globo, da NSports e do s...



USF do Parque das Laranjeiras necessita de reforma emergencial

19 de novembro de 2025

Em Indicação encaminhada recentemente à Prefeitura, os 18 vereadores da Câmara Municipal de Araraquara pedem reforma emergencial da Unidade de Saúde da Família “Dr. Wilson Antunes Pereira” – Parque...



Vereadores sugerem campanha municipal de conscientização sobre a ludopatia

19 de novembro de 2025

A ludopatia, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um transtorno mental e classificada no Código Internacional de Doenças (CID), apresenta mecanismos neurológicos semelhantes aos...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!