Notícias



Cooperativa Sol Nascente recebe Diploma de Honra ao Mérito da Câmara Municipal

Homenagem foi sugerida pelo vereador Guilherme Bianco (PCdoB) no ano em que entidade completa 5 anos

1482


A Biblioteca Municipal “Mário de Andrade” foi palco da entrega do Diploma de Honra ao Mérito à Cooperativa Sol Nascente na tarde da segunda-feira (24). A homenagem foi proposta pelo vereador Guilherme Bianco (PCdoB).

 

“O Diploma de Honra ao Mérito é um reconhecimento da cidade para projetos e pessoas que fazem diferença na vida da nossa comunidade”, pontuou o parlamentar. “Nada mais justo poder comemorar o aniversário de 5 anos da Cooperativa com a maior honraria que temos na nossa cidade. Às vezes, a gente faz história sem saber e não tem noção do tamanho da inspiração, da importância do que a gente faz.”

 

“Esse prêmio é para nos encher mais de orgulho e de incentivo porque a gente tem que ir à luta”, iniciou a presidenta da Cooperativa Acácia, Helena Francisco da Silva. “A Sol Nascente nasceu para brilhar e vai continuar brilhando. Esse sol ninguém vai apagar.”

 

“Todos os dias levanto e acordo para ir trabalhar. Vejo meu dia renascer. Saio para trabalhar sem preconceito. Tive duas liberdades na minha vida: a de quando eu saí do cárcere e a que estou tendo agora, de sair da minha casa e ser reconhecida”, disse a cooperada da Sol Nascente Fabiana Gonzaga da Silva. “Trabalhar na Sol Nascente é um orgulho porque eu saio e ninguém fica me criticando, me acusando. Eu agradeço todos os dias por fazer parte da cooperativa”, completou.

 

Para o vice-presidente da Cooperativa Sol Nascente, Mooslin Ribeiro Batista, a honraria simboliza que a luta tem dado resultado. “Nesses 5 anos, foram 2 anos muito difíceis. Não é fácil. Se hoje estamos recebendo esse título, é graças ao trabalho e ao empenho dos cooperados. O egresso sai do cárcere, mas não vê nenhuma porta aberta. O crime abre 50 portas. É muito bom ver essas pessoas que a cada dia renunciam ao crime. A Sol Nascente não vai parar, não vai acabar. Esse é um dia muito especial, um dia que compensa todo o nosso trabalho.”

 

No entendimento do presidente da Cooperativa Sol Nascente, Edgar Gomes Martins, trata-se de um reconhecimento por todo o esforço e trabalho da entidade. “Vemos o esforço de cada um, e esse título é para todos os cooperados e cooperadas. A Cooperativa é feita de pessoas fortes. Tudo o que passamos nesses cinco anos, todas as nossas conquistas. Nada vem de graça. Viva a Sol Nascente!”

           

Também participaram do evento a vereadora Maria Paula (PT) e os vereadores Alcindo Sabino (PT), Aluisio Boi (MDB) e Paulo Landim (PT), e a presidenta da Cooperativa Panelas Unidas, Letícia Souza da Silva.

           

Como ver?

A solenidade pode ser conferida na íntegra no canal do YouTube da TV Câmara.

 

Sol Nascente

A Cooperativa foi fundada em 19 de maio de 2020 e surgiu como uma iniciativa de egressos do sistema prisional para combater o preconceito e se reinserir no mercado de trabalho por meio da sustentabilidade e zeladoria municipal.

 

O início dos trabalhos da cooperativa contou com uma série de desafios, mas consolidaram-se com a conquista de seu primeiro contrato em 2022 e a ampliação de sua sede em 2023.

 

Atualmente, conta com 104 cooperados e se destaca como um modelo de ressocialização no estado de São Paulo.

 

Por meio da economia solidária, tornou-se importante para a cidade, promovendo direitos humanos, cidadania e inclusão social.

 

Saiba mais sobre a história da cooperativa aqui.


Publicado em: 25 de março de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Cassação de mandato de vereador será votada em Sessão Extraordinária na segunda-feira (18)

11 de agosto de 2025

  Na próxima segunda-feira (18), às 10 horas, os vereadores votarão pela cassação do vereador Emanoel Sponton (Progressistas) ou pelo arquivamento do caso da denúncia de “rachadinha”. A votação oc...



Câmara promove Audiência Pública para debater IPTU progressivo em Araraquara

11 de agosto de 2025

Uma Audiência Pública para discutir o Projeto de Lei Complementar (PLC) que trata da aplicação do IPTU progressivo no município acontecerá na Câmara Municipal, na quinta-feira (14), às 18 horas. A...



Sessão Ordinária da Câmara debate suspensão de vereador nesta terça-feira (12)

11 de agosto de 2025

A possibilidade de suspensão do mandato do vereador Balda (Novo) por 30 dias é um dos temas que serão debatidos na Sessão Ordinária desta terça-feira (12), às 15 horas, no Plenário da Câmara de Ara...



Inaugurado em 2023, espaço cultural carece de manutenção

11 de agosto de 2025

Com menos de dois anos em funcionamento, o Centro de Cultura das Religiões de Matrizes Africanas “Genny Clemente” carece de várias manutenções e reparos, relatados na Indicação protocolada pelo ver...



Secretaria da Saúde não tem dados sobre a emissão de atestados médicos pelas UPAs

11 de agosto de 2025

Com quantidade de atendimentos superior ao recomendado pelo Ministério da Saúde, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) existentes em Araraquara não têm dados oficiais sobre a emissão mensal de a...



Prefeitura tem projeto de financiamento para o judô da Fundesport em Araraquara

11 de agosto de 2025

Em documento enviado à Prefeitura, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), solicitou esclarecimentos sobre o apoio prestado aos judocas da Fundesport em competiç...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!