Publicado por: Foto: Daae Araraquara
789
Em agosto, o vereador João Clemente (PSDB) enviou requerimento ao Executivo pedindo informações sobre os reservatórios de água existentes nos bairros de Araraquara e que são mantidos pelo Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae).
Entre os questionamentos apresentados no documento, ele solicita explicações a respeito das manutenções preventivas e preditivas realizadas nessas estruturas durante o último ano, além do cronograma de vistorias e reparos previstos para os próximos 12 meses.
O parlamentar justificou sua solicitação ressaltando as questões de segurança envolvendo a população e relembrando o episódio ocorrido na cidade em 2015, quando houve o rompimento de uma caixa d’água na Vila Xavier, que levou à morte de duas mulheres e alagou residências vizinhas ao local.
Segundo ofício e documentos enviados pelo Daae, Araraquara conta atualmente com 51 reservatórios e, em 2018, a autarquia contratou uma empresa especializada para vistoriar 26 estruturas feitas de concreto armado e argamassa. O trabalho resultou em laudos técnicos das edificações analisadas, com recomendações para a manutenção adequada e sugestão de medidas preventivas para aumentar a vida útil e a preservação desses dispositivos.
Após a conclusão desses estudos, outra instituição foi chamada para executar os projetos de recuperação estrutural e impermeabilização de nove reservatórios, que foram entregues em 2020. Também foram reparados os vazamentos existentes no Reservatório Elevado da Vila Xavier (R7) e feita pintura de impermeabilização do lado externo.
Mais recentemente, por meio de um serviço terceirizado, o Daae avaliou dez estruturas que estariam em risco de colapso. Entre as situações de perigo identificadas, o reservatório apoiado do Jardim Martinez (R15) foi desativado e será demolido para a construção de outro em substituição. A necessidade de outros reparos também foi constatada, mas devido ao alto custo envolvido nas obras, deverão ser pleiteados recursos externos para que as reformas sejam realizadas.
Sobre o cronograma de fiscalizações, a autarquia informa que, desde o início do segundo semestre de 2023, está sendo elaborado um Termo de Referência para a contratação de empresa especializada para vistoriar e emitir laudos dos 26 reservatórios metálicos do município, encerrando todo o ciclo de diagnóstico do sistema existente.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Câmara realizou, na noite de quarta-feira (13), a Audiência Pública “Sobre lei municipal para fabricação de carros de aplicativo até 10 anos”. O evento foi convocado pelo vereador Michel Kary (PL...
Entre os meses de maio e junho deste ano, a comunidade escolar do Centro de Educação e Recreação (CER) “Maria Pradeli Malara”, no Selmi Dei, relatou ao gabinete da vereadora Filipa Brunelli (PT) ep...
A vereadora Fabi Virgílio (PT) requisitou, por meio de um documento, informações detalhadas sobre as obras de macrodrenagem no Ribeirão do Ouro e sua relação com o Plano de Reurbanização da Orla Fe...
Em Requerimento encaminhado à Prefeitura, a vereadora Filipa Brunelli (PT) pede informações sobre o funcionamento do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Araraquara, vinculado à Secretaria...
Melhorias em quadras esportivas são o assunto de dez indicações apresentadas pelo vereador Michel Kary (PL). O parlamentar sugere revitalização da pintura das quadras esportivas dos seguintes locai...
No final de julho, o vereador Paulo Landim (PT) protocolou um documento solicitando à Prefeitura informações detalhadas sobre a oferta de exames de ressonância magnética com sedação no Sistema Únic...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.