718
Lutar pela inclusão e pelo desenvolvimento das crianças e adolescentes portadores da Síndrome de Down. Esse é o trabalho dos pais fundadores da Conviva Down, entidade que existe desde 2015 em Araraquara. E foi com o intuito de entender as principais demandas do projeto que os vereadores Rafael de Angeli (PSDB) e Roger Mendes (Progressistas) visitaram a instituição na tarde da quarta-feira (9).
Recebidos pela diretora Aparecida Cátia Braga, e pela psicóloga Cláudia Fabrício de Andrade, os parlamentares puderam, em poucos minutos de conversa, compreender o cuidado e sensibilidade presentes no trabalho da instituição, que acolhe, alfabetiza e orienta, atualmente, 20 crianças e 15 adolescentes portadores da síndrome.
Segundo Cátia, a Conviva Down surgiu a partir de uma necessidade em assessorar pais e estudantes que apresentavam dificuldades em continuar os estudos após a conclusão do ensino fundamental. “Mesmo com os obstáculos ao longo do percurso, o meu filho conseguiu frequentar a escola, porém no ensino médio, devido ao foco das escolas em preparar os alunos para o vestibular e à grande quantidade de disciplinas, ficou insustentável para ele continuar os estudos. Na época, eu percebi que o mesmo estava acontecendo com os colegas dele, então, me juntei às outras mães e começamos a procurar ajuda” explicou.
A partir da união, o grupo encontrou o auxílio profissional de voluntários e da coordenadora em Educação Especial do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Márcia Duarte Galvani, que passou a orientar os alunos da entidade em atividades que estimulam o desenvolvimento da disciplina, coordenação motora, autonomia, dentre outras habilidades. Para a mãe e diretora, o incentivo à autonomia é importantíssimo para a autoestima. “A criança ou mesmo o adolescente desejam e precisam pertencer a algum grupo. Quando desenvolvemos suas capacidades, eles se tornam aptos a estudarem e a conviverem com os outros, o que fortalece o sentimento de pertencimento e, consequentemente, a autoestima.”
Sensibilizados com a história de Cátia e das outras mães, os vereadores comprometeram-se em assegurar, junto à Prefeitura do município, a cessão de um lote na Vila Xavier para a entidade que atualmente possui gasto fixo com aluguel. “É um projeto muito bonito e importante, um em cada 700 nativivos (fetos ou bebês que permanecem com vida após o parto) é portador da doença. Por isso, faremos o possível para garantir a existência desse trabalho e, claro, a qualidade de vida e o direito de inclusão das pessoas portadoras da doença”, declarou Angeli.
Para Mendes, o trabalho em parceria com o Terceiro Setor é imprescindível. “Enquanto parlamentar, tenho a consciência de que o Estado ainda precisa melhorar muito o suporte aos portadores e seus familiares. Fomentar iniciativas como essa é mais uma oportunidade em contribuir para que o direito da inclusão e da autonomia sejam assegurados a todos os cidadãos, independentemente se são acometidos por anomalias ou não”, reiterou.
Como ajudar o Conviva Down
Nessa semana, a entidade realizará um Bazar Beneficente para arrecadar fundos. Peças para todos os gostos, a partir de R$ 1. Participe!
Data: 11 de maio (sexta-feira)
Horário: das 8h às 11h
Endereço: Rua Major Carvalho Filho (Rua 0), nº 1301, Centro
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Festa Julina das Oficinas Culturais As diversas turmas das Oficinas Culturais Municipais se reúnem para celebrar o clima julino nesta sexta-feira (4), às 19 horas, na “Festa Julina das Oficinas Cu...
Futebol feminino A equipe sub-17 das Guerreirinhas Grenás enfrenta o Fortaleza-CE no sábado (5), às 15 horas, no CT Ribamar Bezerra – Maracanaú, na abertura do returno do Grupo E do Campeonato Bra...
Acontece neste final de semana o 26º Encontro de Veículos Antigos. O Distrito Revee (antigo Cear) receberá carros e motos clássicos e raros de diversas cidades da região, reunindo colecionadores e...
A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundart realizam, neste mês de julho, o Circuito Cultural de Férias – um programa com oficinas artísticas gratuitas para todas as faixas etárias. A ação será r...
A Prefeitura confirmou interesse em estabelecer parcerias com empresas privadas para ampliar a oferta de atividades esportivas para a população de Araraquara. A informação foi divulgada pela Secret...
Fechamento de agências bancárias, salários reduzidos e contratação de funcionários terceirizados foram alguns dos assuntos debatidos na Audiência Pública realizada na Câmara na noite de quinta-feir...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.