721
Em Requerimento enviado recentemente à Prefeitura, a vereadora Fabi Virgílio (PT) pede informações sobre a ponte de acesso que liga a Avenida Bandeirantes, no Santana, ao Jardim Universal e Parque das Laranjeiras, assim como informações relacionadas ao novo empreendimento imobiliário em área próxima.
A parlamentar destaca relatório elaborado pelo engenheiro Carlos Alberto Ribeiro, emitido pela extinta Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, no qual foi identificado que a ponte de acesso constava com “o dissipador de velocidade com parte desabada e falta de solo sob a parte remanescente, assim como erosão a jusante na margem direita com queda de árvores”, demonstrando possível risco ambiental.
“A cidade é um ambiente complexo e temos o mau hábito de priorizar o ‘desenvolvimento urbano’ em detrimento do meio ambiente e da mobilidade, causando estrangulamentos e mau planejamento sobre os impactos do adensamento populacional” coloca Fabi.
Para a vereadora, há uma urgente necessidade de duplicação da pista para melhoraria da mobilidade urbana na região do complexo do Jardim Universal. “Segundo informações, uma área próxima foi adquirida por uma construtora para futuro empreendimento imobiliário e, caso seja real o novo empreendimento, ele inviabilizará qualquer intervenção futura de duplicação ou ampliação dessa ponte de acesso, que, em determinados períodos do dia, já está estrangulada com o trânsito existente, assim como apontado pelo relatório. Medidas de contingências são necessárias.”
Por isso, a parlamentar questiona a Secretaria de Desenvolvimento Urbano se existe projeto de duplicação ou ampliação da referida ponte e, se sim, solicita cópia; caso não, pergunta quais os motivos para que entendam não haver necessidade de tal aperfeiçoamento para a mobilidade urbana de Araraquara.
Ela indaga ainda se foi realizada a inspeção rotineira, assim como a avaliação estrutural e laudo técnico completo da vistoria dessa obra em específico e, se sim, pede cópia; caso não, busca saber como está o Processo de Licitação nº 16.653/2025.
Também quer saber se a referida área de fato está disponível ao mercado imobiliário e, em caso afirmativo, se já há algum estudo de viabilidade ou projeto de aprovação em andamento na secretaria. Nesse sentido, pede cópia de todos os documentos necessários preconizados pelo Estatuto da Cidade e Plano Diretor.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
O Plenário da Câmara recebeu na segunda-feira (17) a oficina “Como elaborar projetos culturais para editais municipais”, promovida pela Escola do Legislativo “Dulce Whitaker”. O conteúdo da ativid...
Na quinta-feira (20), feriado do Dia da Consciência Negra e dos Orixás, Araraquara recebe a Marcha da Consciência Negra 2025, que neste ano traz o tema “Reparação e Justiça Social pelo Bem Viver do...
Recentes protestos de trabalhadores terceirizados da limpeza nas secretarias da Saúde e da Educação de Araraquara levaram o vereador Alcindo Sabino (PT) a fazer questionamentos sobre o contrato ass...
No final de setembro, as vereadoras Fabi Virgílio, Filipa Brunelli e Maria Paula, todas do PT, e os vereadores Alcindo Sabino e Paulo Landim, ambos do PT, e Guilherme Bianco (PCdoB), encaminharam u...
Na quarta-feira (12), o Plenário da Câmara Municipal foi palco de mais uma reunião da Frente Parlamentar em Defesa e Garantia dos Direitos do Idosos, presidida pelo vereador Paulo Landim (PT). A pa...
No final de setembro, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), requisitou à Prefeitura informações sobre projetos de melhorias no Ginásio de Esportes “Guilherme F...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.