458
Projeto de lei de autoria do vereador Edson Hel (PPS) prevê incluir no Calendário Oficial de Eventos do Município a “Semana de Incentivo à Educação Postural”, a ser realizada anualmente na primeira semana do mês de outubro nas escolas da cidade. O objetivo é orientar os estudantes, desde cedo, sobre os malefícios de uma postura incorreta.
“Os desvios que têm origem na fase escolar levam a várias patologias na vida adulta, como cifose, escoliose, lordose e suas variáveis”, explica o vereador. “Essas deformidades são desenvolvidas na vida escolar por meio de atos rotineiros, como a postura ao se sentar que é, geralmente, relaxada, a inclinação da coluna vertebral ao escrever e o esforço para carregar a mochila, que muitas vezes é mais pesada do que a coluna pode sustentar.”
A fim de estruturar o projeto, Edson Hel participou, na quinta-feira (22), de uma reunião com representantes das secretarias da Saúde e de Educação, e da Uniara. A experiência da Uniara com projetos de conscientização e TCCs será uma ferramenta de grande utilidade para a estruturação da Semana. “A ideia é muito interessante”, declara Carlos Roberto Grazziano, coordenador do curso de Fisioterapia da Uniara. “A maior parte das pessoas só procura informações quando um problema de saúde já está instalado, mas este projeto tem foco na prevenção, o que é uma preocupação rara”, acrescenta.
Na reunião, foram discutidas as linhas gerais de trabalho, como, por exemplo, diferenças de abordagem de acordo com a idade do público-alvo, envolvimento de pais e professores, estratégias para incorporar o trabalho de conscientização à rotina da escola, materiais e métodos didáticos a serem utilizados.
Alunos do curso de Fisioterapia serão envolvidos na estruturação, na execução e na coleta de feedback do projeto. Um novo encontro será definido em agosto, para a apresentação do projeto-piloto.
Hel observa que “um estudo de 2011 aponta que existe 88% de probabilidade de ocorrer dor na coluna na fase adulta quando o adolescente apresenta o problema no período de crescimento”. Caso não sejam tomadas as medidas preventivas nessa fase, a tendência é que o quadro de dor e as alterações posturais se agravem com o tempo. “Por isso, é preciso conscientizar a comunidade escolar, a fim de estimular mudanças de comportamento e melhorar a qualidade de vida dos educandos, não só como adolescentes, mas também como futuros cidadãos”, pontua o parlamentar.
Também participaram da reunião a secretária da Saúde, Eliana Honain, o coordenador de Educação Básica, Alexandre Luiz Martins de Freitas, e a docente do curso de Fisioterapia da Uniara, Andrea Corrêa Carrascosa.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Festa Julina das Oficinas Culturais As diversas turmas das Oficinas Culturais Municipais se reúnem para celebrar o clima julino nesta sexta-feira (4), às 19 horas, na “Festa Julina das Oficinas Cu...
Futebol feminino A equipe sub-17 das Guerreirinhas Grenás enfrenta o Fortaleza-CE no sábado (5), às 15 horas, no CT Ribamar Bezerra – Maracanaú, na abertura do returno do Grupo E do Campeonato Bra...
Acontece neste final de semana o 26º Encontro de Veículos Antigos. O Distrito Revee (antigo Cear) receberá carros e motos clássicos e raros de diversas cidades da região, reunindo colecionadores e...
A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundart realizam, neste mês de julho, o Circuito Cultural de Férias – um programa com oficinas artísticas gratuitas para todas as faixas etárias. A ação será r...
A Prefeitura confirmou interesse em estabelecer parcerias com empresas privadas para ampliar a oferta de atividades esportivas para a população de Araraquara. A informação foi divulgada pela Secret...
Fechamento de agências bancárias, salários reduzidos e contratação de funcionários terceirizados foram alguns dos assuntos debatidos na Audiência Pública realizada na Câmara na noite de quinta-feir...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.