Notícias



Educação postural será levada às escolas da cidade

Iniciativa do vereador Edson Hel (PPS) terá a prevenção como prioridade

868


Projeto de lei de autoria do vereador Edson Hel (PPS) prevê incluir no Calendário Oficial de Eventos do Município a “Semana de Incentivo à Educação Postural”, a ser realizada anualmente na primeira semana do mês de outubro nas escolas da cidade. O objetivo é orientar os estudantes, desde cedo, sobre os malefícios de uma postura incorreta.

“Os desvios que têm origem na fase escolar levam a várias patologias na vida adulta, como cifose, escoliose, lordose e suas variáveis”, explica o vereador. “Essas deformidades são desenvolvidas na vida escolar por meio de atos rotineiros, como a postura ao se sentar que é, geralmente, relaxada, a inclinação da coluna vertebral ao escrever e o esforço para carregar a mochila, que muitas vezes é mais pesada do que a coluna pode sustentar.”

A fim de estruturar o projeto, Edson Hel participou, na quinta-feira (22), de uma reunião com representantes das secretarias da Saúde e de Educação, e da Uniara. A experiência da Uniara com projetos de conscientização e TCCs será uma ferramenta de grande utilidade para a estruturação da Semana. “A ideia é muito interessante”, declara Carlos Roberto Grazziano, coordenador do curso de Fisioterapia da Uniara. “A maior parte das pessoas só procura informações quando um problema de saúde já está instalado, mas este projeto tem foco na prevenção, o que é uma preocupação rara”, acrescenta.

Na reunião, foram discutidas as linhas gerais de trabalho, como, por exemplo, diferenças de abordagem de acordo com a idade do público-alvo, envolvimento de pais e professores, estratégias para incorporar o trabalho de conscientização à rotina da escola, materiais e métodos didáticos a serem utilizados.

Alunos do curso de Fisioterapia serão envolvidos na estruturação, na execução e na coleta de feedback do projeto. Um novo encontro será definido em agosto, para a apresentação do projeto-piloto.

Hel observa que “um estudo de 2011 aponta que existe 88% de probabilidade de ocorrer dor na coluna na fase adulta quando o adolescente apresenta o problema no período de crescimento”. Caso não sejam tomadas as medidas preventivas nessa fase, a tendência é que o quadro de dor e as alterações posturais se agravem com o tempo. “Por isso, é preciso conscientizar a comunidade escolar, a fim de estimular mudanças de comportamento e melhorar a qualidade de vida dos educandos, não só como adolescentes, mas também como futuros cidadãos”, pontua o parlamentar.

Também participaram da reunião a secretária da Saúde, Eliana Honain, o coordenador de Educação Básica, Alexandre Luiz Martins de Freitas, e a docente do curso de Fisioterapia da Uniara, Andrea Corrêa Carrascosa.


Publicado em: 27 de junho de 2017

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Na retomada dos trabalhos, Câmara discute sessões itinerantes e uso de praças por estabelecimentos

19 de janeiro de 2026

A realização de sessões itinerantes, o uso de praças para colocação de mesas e cadeiras por estabelecimentos comerciais, política pública de apoio à população LGBTQIA+, instituição de datas comemor...



Indicação sugere cartilha sobre diabetes tipo 1 a servidores municipais da Educação

19 de janeiro de 2026

Em Indicação, a vereadora Fabi Virgílio (PT) sugere que a Prefeitura faça a adesão à cartilha “Convivendo com meu aluno diabético tipo 1”, elaborada pela mãe pâncreas (responsável pelo cuidado com...



Documentos pedem obras de recapeamento e limpeza de córrego em Araraquara

19 de janeiro de 2026

O vice-presidente da Câmara, vereador Michel Kary (PL), apresentou duas Indicações à Prefeitura, solicitando providências para a melhoria da infraestrutura urbana e das condições ambientais em bair...



IFSP – Sisu 2026 (de 19 a 23/01)

19 de janeiro de 2026

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) participa do Sisu 2026 com a oferta de 760 vagas em cursos superiores gratuitos nos campi de Araraquara (160), Matão (160),...



Curso gratuito (até 19/01)

19 de janeiro de 2026

O Espaço Kaparaó está com inscrições abertas para o curso gratuito de Costureiro de Máquina Reta e Overloque, com carga horária total de 160 horas, voltado à capacitação profissional na área de cos...



Edital Sesi-SP (até 22/02)

19 de janeiro de 2026

O Sesi-SP abriu o Edital de Chamamento Música 2026 para selecionar artistas e projetos musicais que irão compor a programação cultural gratuita da instituição ao longo do próximo ano em todo o Esta...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!