Notícias



Educação responde sobre superlotação de ônibus escolares

Vereador Rafael de Angeli (PSDB) cobrou posicionamento da Prefeitura em documento

2553


Após a divulgação de fotos de um ônibus escolar de Araraquara com superlotação, problema que traz riscos ao bem-estar das crianças e adolescentes, o primeiro secretário da Mesa Diretora do Legislativo, vereador Rafael de Angeli (PSDB), encaminhou o Requerimento nº 155/2022, solicitando da Prefeitura esclarecimentos sobre a real situação do transporte público escolar da cidade.

 

“O retorno das aulas presenciais na educação básica e fundamental aumenta a demanda pelo ônibus escolar, mas, por se tratar de um transporte destinado a menores de 18 anos, todos devem ser transportados sentados para evitar possíveis acidentes”, argumentava o parlamentar no documento.

 

Em resposta, a secretária municipal de Educação, Clélia Mara dos Santos, afirmou que a Gerência de Transporte Escolar, Suprimentos e Almoxarifados informou que a situação foi pontual e foi prontamente resolvida, sendo cobrada mudança imediata de postura da empresa responsável pelo serviço.

 

“Em diligência logo após o ocorrido, a Gerência verificou que os estudantes de bairros que são beneficiários do vale-transporte não realizaram o cadastro do passe e estavam indo até o Selmi Dei, local do trajeto feito por veículo fretado, e embarcando irregularmente, ocasionando a lotação. A Gerência reorientou os estudantes e responsáveis a realizarem o cadastro necessário”, explica a chefe da pasta, enfatizando que a empresa responsável pelo transporte escolar foi advertida, assim como os motoristas que permitiram o embarque irregular.

 

Clélia explicou que, caso seja constatada a lotação com alunos oriundos da linha atendida, será solicitada a inclusão de nova viagem, a ser executada com um novo veículo.

 

Segundo a secretária, por estar em período de cadastro, ainda não há precisão da quantidade de alunos que utilizam a modalidade fretamento, visto que muitos ainda não fizerem o cadastro, pois até o dia 31 de março o aluno poderia adentrar no veículo sem a carteirinha de identificação.

 

Monitoramento

Sobre a regularidade da presença de monitores nesses ônibus, Clélia detalhou que é seguido o artigo 2º da Resolução SE nº 27, de 9 de maio de 2011: “O aluno com idade inferior a 12 anos deverá ser transportado por veículo fretado ou de frota própria municipal com a presença de monitor”. “Portanto, todos os ônibus que transportam alunos com idade inferior a 12 anos possuem monitoria”, enfatiza.

 

Por fim, a secretária pontua que, no momento, observada a resolução citada, não há linhas que fazem o transporte sem a presença de monitoria.

 

“Estamos atentos e cobrando soluções para que o atendimento aos alunos aconteça da melhor forma possível. Outras reclamações referentes ao transporte escolar estão surgindo. Desta forma, a Prefeitura e a Secretaria de Educação precisam resolver os impasses para evitarmos mais sofrimento da população”, desabafa e cobra Angeli.


Publicado em: 15 de abril de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara recebe visita do novo secretário de segurança e mobilidade urbana

14 de janeiro de 2026

A Câmara Municipal recebeu, na tarde desta quarta-feira (14), o secretário de Assuntos de Segurança e Mobilidade Urbana, Robson Douglas de Souza, coronel da reserva da Polícia Militar do Estado de...



Diploma de Reconhecimento Público é entregue ao Ciesp de Araraquara

14 de janeiro de 2026

Diploma de Reconhecimento Público foi entregue ao Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) de Araraquara na tarde desta quarta-feira (14). A honraria foi concedida em 2024, por iniciati...



Frota de ônibus que atende a linha Valle Verde/Via Roxo precisa ser ampliada

14 de janeiro de 2026

A necessidade de ampliar a frota que atende a linha Valle Verde/Via Roxo, que passa pelo Jardim Adalberto Frederico de Oliveira Roxo, é tema da Indicação nº 300/2025, enviada pelo vereador Alcindo...



Documento pede que Prefeitura pague benefícios suspensos durante a pandemia

14 de janeiro de 2026

A implantação de medidas administrativas para o pagamento retroativo aos servidores públicos municipais que tiveram benefícios congelados durante o estado de calamidade pública da Covid-19 foi suge...



Tarifa Social (14/01)

14 de janeiro de 2026

A Tarifa Residencial Social do Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Araraquara (Daae) concede desconto de até 50% na conta de água para famílias inscritas no CadÚnico, com renda per capita de...



Concurso Marchinhas

14 de janeiro de 2026

Estão abertas, até 26 de janeiro, as inscrições para o 3º Concurso de Marchinhas “Oswaldo da Silva, o Seu Bogé”, que será realizado no dia 8 de fevereiro, a partir das 18 horas, na Praça das Bandei...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!