1926
Após a divulgação de fotos de um ônibus escolar de Araraquara com superlotação, problema que traz riscos ao bem-estar das crianças e adolescentes, o primeiro secretário da Mesa Diretora do Legislativo, vereador Rafael de Angeli (PSDB), encaminhou o Requerimento nº 155/2022, solicitando da Prefeitura esclarecimentos sobre a real situação do transporte público escolar da cidade.
“O retorno das aulas presenciais na educação básica e fundamental aumenta a demanda pelo ônibus escolar, mas, por se tratar de um transporte destinado a menores de 18 anos, todos devem ser transportados sentados para evitar possíveis acidentes”, argumentava o parlamentar no documento.
Em resposta, a secretária municipal de Educação, Clélia Mara dos Santos, afirmou que a Gerência de Transporte Escolar, Suprimentos e Almoxarifados informou que a situação foi pontual e foi prontamente resolvida, sendo cobrada mudança imediata de postura da empresa responsável pelo serviço.
“Em diligência logo após o ocorrido, a Gerência verificou que os estudantes de bairros que são beneficiários do vale-transporte não realizaram o cadastro do passe e estavam indo até o Selmi Dei, local do trajeto feito por veículo fretado, e embarcando irregularmente, ocasionando a lotação. A Gerência reorientou os estudantes e responsáveis a realizarem o cadastro necessário”, explica a chefe da pasta, enfatizando que a empresa responsável pelo transporte escolar foi advertida, assim como os motoristas que permitiram o embarque irregular.
Clélia explicou que, caso seja constatada a lotação com alunos oriundos da linha atendida, será solicitada a inclusão de nova viagem, a ser executada com um novo veículo.
Segundo a secretária, por estar em período de cadastro, ainda não há precisão da quantidade de alunos que utilizam a modalidade fretamento, visto que muitos ainda não fizerem o cadastro, pois até o dia 31 de março o aluno poderia adentrar no veículo sem a carteirinha de identificação.
Monitoramento
Sobre a regularidade da presença de monitores nesses ônibus, Clélia detalhou que é seguido o artigo 2º da Resolução SE nº 27, de 9 de maio de 2011: “O aluno com idade inferior a 12 anos deverá ser transportado por veículo fretado ou de frota própria municipal com a presença de monitor”. “Portanto, todos os ônibus que transportam alunos com idade inferior a 12 anos possuem monitoria”, enfatiza.
Por fim, a secretária pontua que, no momento, observada a resolução citada, não há linhas que fazem o transporte sem a presença de monitoria.
“Estamos atentos e cobrando soluções para que o atendimento aos alunos aconteça da melhor forma possível. Outras reclamações referentes ao transporte escolar estão surgindo. Desta forma, a Prefeitura e a Secretaria de Educação precisam resolver os impasses para evitarmos mais sofrimento da população”, desabafa e cobra Angeli.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Quatro projetos foram debatidos e votados na Sessão Ordinária desta terça-feira (12) na Câmara. Os vereadores de Araraquara rejeitaram o Projeto de Resolução que pedia a suspensão do mandato de...
Durante a 28ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Araraquara, na tarde desta terça-feira (12), foi colocado em votação o Projeto de Resolução de autoria do Conselho de Ética e Decoro Parlame...
O Plenário da Câmara recebeu, na segunda-feira (11), uma palestra como parte das atividades do “Dia Municipal das Pessoas com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD)”, criado pela Lei nº 10.457/2022...
A Câmara Municipal participou do evento de lançamento e de entrega de kits e uniformes do Projeto Superação de Judô, na Emef “Ruth Villaça Correia Leite Cardoso”, no Jardim Maria Luiza. O event...
A “Operação Saturação”, realizada na Praça Santa Cruz, no dia 28 de maio, motivou o Requerimento nº 902/2025, enviado à Prefeitura pela vereadora Filipa Brunelli (PT). Segundo resposta da Secretari...
O PAT Araraquara está com vagas abertas para diferentes áreas, incluindo auxiliar administrativo, auxiliar de refrigeração, auxiliar operacional para jardinagem, babá, cozinheiro(a) PCD para mercad...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.