Notícias



Emef “Professor Waldemar Saffiotti” precisa de manutenções

Vereador Rafael de Angeli (Republicanos) cobrou melhorias para o local

Publicado por: Foto: Reprodução Google Maps

1245


No dia 11 de abril, o presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), realizou uma visita de fiscalização na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Professor Waldemar Saffiotti” e constatou a necessidade de diversas manutenções na unidade.

Por isso, o parlamentar encaminhou a Indicação nº 2262/2025 à Prefeitura, solicitando a instalação de um novo toldo no caminho até o Portal do Saber, dentro da escola, além da reforma e extensão do toldo já existente no portão de entrada. “A falta de cobertura adequada nesses locais expõe os alunos à chuva e ao sol, comprometendo seu bem-estar. A instalação e a reforma são indispensáveis para oferecer conforto e segurança aos estudantes e profissionais”, frisou Angeli.

O vereador também protocolou a Indicação nº 2266/2025, pedindo a limpeza do terreno vizinho à escola, que atualmente está com mato alto. “O aparecimento de uma cobra coral dentro da unidade gerou grande preocupação e evidencia os riscos associados à situação do local. Caso o terreno seja de propriedade privada, intimar o proprietário para que realize a limpeza, a qual é urgente devido aos problemas apresentados”, cobrou o parlamentar.

 

Solicitação de informações

Rafael de Angeli também solicitou informações, por meio do Requerimento nº 690/2025, sobre adequações e melhorias na Emef, que atende 1.047 alunos.

No documento, o vereador afirmou que os problemas incluem falta de manutenção em toldos, ventiladores e bebedouros, além de demandas específicas na cozinha e no refeitório, como substituição de portas de armários, aquisição de panelas adequadas e manutenção de equipamentos.

Foi apontada ainda a carência de livros, especialmente em Libras, na biblioteca do Portal do Saber, prejudicando o incentivo à leitura e a inclusão de alunos com deficiência auditiva. Já o parquinho da escola necessita de troca de areia e parafusos salientes nos brinquedos. A situação precária da rede elétrica e a falta de aparelhos de ar-condicionado também foram alvo de questionamentos.

Com o objetivo de obter mais informações sobre a solução dos problemas apresentados, Angeli perguntou se existe um cronograma para execução das adequações e melhorias identificadas na unidade escolar; se existe previsão orçamentária específica para atender as demandas apresentadas, e quais medidas estão sendo tomadas para solucionar a falta de funcionários na unidade, incluindo assistente administrativo, vice-diretor e profissionais de educação especial. O vereador também questionou se há previsão para verificação e adequação das fiações na rede elétrica, tendo em vista o risco presente.

“Estamos falando de uma escola com mais de mil alunos, a maior de Araraquara, que precisa urgentemente de atenção e cuidado do poder público. Não se trata apenas de infraestrutura, mas de segurança, dignidade e condições adequadas para o aprendizado. Seguiremos cobrando respostas e ações concretas para que a comunidade escolar do Saffiotti seja valorizada como merece”, reforça o vereador Rafael de Angeli.


Publicado em: 20 de maio de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Agenda Cultural – 03/10

03 de outubro de 2025

Exposição Araraquara recebe, a partir desta sexta-feira (3), a exposição “O Assalto do Maravilhoso – o movimento surrealista no Brasil 1960-2025”. Com abertura às 19 horas na Biblioteca Municipal...



Agenda Esportiva – 03/10

03 de outubro de 2025

Basquete feminino Pelo Campeonato Paulista, o Sesi enfrenta Ourinhos, nesta sexta-feira (3), às 19 horas, no Ginásio Municipal “José M. Paschoalik”, casa das adversárias. As araraquarenses estão n...



Represa do Parque Pinheirinho segue interditada por tempo indeterminado, afirma Defesa Civil

03 de outubro de 2025

A represa do Parque Pinheirinho seguirá fechada por tempo indeterminado, informou a Subsecretaria de Defesa Civil. O local foi interditado totalmente após um laudo do Departamento Autônomo de Água...



Execução e condições de trabalho do ‘Consultório na Rua’ são alvo de questionamentos

03 de outubro de 2025

O programa Consultório na Rua, instituído no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), tem como objetivo ofertar atenção integral à saúde da população em situação de rua, de forma itinerante, multipr...



Biblioteca Municipal (03/10)

03 de outubro de 2025

A Biblioteca Municipal “Mário de Andrade” abre, nesta sexta-feira (3), às 19 horas, a exposição “O Assalto do Maravilhoso – o movimento surrealista no Brasil 1960-2025”, que reúne pinturas, colagen...



Qualidade de vida (03/10)

03 de outubro de 2025

Araraquara conquistou destaque nacional ao ser reconhecida como a 3ª melhor cidade de médio porte em qualidade de vida no Brasil, segundo o Índice de Progresso Social (IPS) 2025. No ranking geral,...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!