562
Com a participação de mais de 50 alunos em seus dez módulos, o curso de extensão de Introdução à Administração Pública, promovido pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara, chegou ao final com a aula sobre Direitos Humanos e Cidadania, na sexta-feira (13). “Foi um sucesso”, comemora Alessandra Nascimento, diretora Acadêmica da Escola.
De acordo com ela, “estamos muito satisfeitas; foi um curso de altíssimo nível com excelente participação, e professores altamente capacitados e com grande conhecimento em suas áreas de atuação”. Para Edna Martins (PV), presidente da Escola do Legislativo, “cumprimos mais uma etapa do projeto da Escola; as parcerias com as proporcionaram um ótimo curso”.
Direitos Humanos
O décimo e último módulo teve como palestrante Diego Hermínio Stefanutto Falavinha, professor da Uniesp. Ele fez uma abordagem histórica, explicando que os Direitos Humanos, ao contrário do que o conceito sugere, nasceram no interior de cada Estado e tiveram uma clara dimensão tributária, com destaque para o papel da burguesia.
Para Falavinha, “a Segunda Guerra Mundial consistiu no marco histórico que sedimentou os Direitos Humanos em âmbito internacional”. Segundo ele, “quando pensamos em administração pública é fundamental compreender a Revisão Periódica Universal como um instrumento privilegiado para observar se houve ou não avanços nas políticas públicas dos países”.
Professor da Uniesp de Araraquara, Diego Falavinha é Mestre em Direito pela Unesp, na área de concentração Sistemas Normativos e Fundamentos da Cidadania. Atua na linha específica Direito, Sociedade e Políticas Públicas, e realiza pesquisas em Direito Constitucional, Direito Processual Civil, Direito Administrativo e Bioética.
Curso
O primeiro módulo teve como tema Estado e Administração Pública, com o Prof. Dr. José Luis Bizelli; o segundo, Teorias da Democracia, foi ministrado pelo Prof. Dr. Milton Lahuerta; o terceiro, Instituições, Estado e Administração Pública no Brasil, com a Profa. Dra. Márcia Teixeira de Souza; o quarto, Sistemas de Governo, Sistemas Partidários, Sistemas Eleitorais: o caso brasileiro em foco, sob a responsabilidade da Profa. Dra. Karina Lilia Pasquariello Mariano.
O quinto módulo, Políticas Públicas e Participação, foi com a Profa. Dra. Carla Gandini Giani Martelli; o sexto, Teorias Organizacionais e Administração Pública, foi ministrado pela Profa. Dra. Ana Cláudia Niedhart Capella; o sétimo, Relações de Trabalho na Administração Pública, com o Prof. Dr. Alexandre Rossi; o oitavo, Introdução ao Estudo do Direito, com a Profa. Dra. Patrícia Borba Marchetto; e, o nono, Introdução à Contabilidade Pública, com o Prof. Dr. Álvaro Martim Guedes.
Publicado em: 18 de junho de 2014
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Escola do Legislativo
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Na manhã desta quinta-feira (02), foram divulgados no Plenário da Câmara os 18 projetos que participarão da Sessão do Parlamento Jovem (PJ) de 2025. Na sequência, foi realizado o sorteio das veread...
Na tarde da sexta-feira (26), o Plenário da Câmara Municipal de Araraquara recebeu a palestra “Saúde Mental – Como Cuidar da Mente no Mundo Atual”, ministrada pela psicóloga Giovana Benassi Cezar....
A “Escola do Legislativo Dulce Whitaker”, em parceria com o Programa de Educação Previdenciária (PEP) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), realizou na quarta-feira (24), no Plenário da Câ...
A palestra “Saúde Mental – Como Cuidar da Mente no Mundo Atual” será ministrada pela psicóloga Giovana Benassi Cezar no Plenário da Câmara de Araraquara na próxima sexta-feira (26), às 13 horas....
Na tarde desta quinta-feira (11), o Plenário da Câmara Municipal de Araraquara recebeu uma palestra sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA), organizada pela Escola do Legislativo (EL). Com u...
A partir das 15 horas da quinta-feira (11), o Plenário da Câmara Municipal de Araraquara será palco de reflexão sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Com uma abordagem baseada em Neurop...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.