Publicado por: Foto: Freepik
589
Escolas e centros de educação de Araraquara contam com 1.528 professores e 1.163 agentes educacionais. No entanto, levantamentos internos realizados pela Secretaria Municipal da Educação mostraram a necessidade de reforço no quadro de servidores. A informação foi fornecida em resposta ao Requerimento nº 873/2025, enviado pela vereadora Maria Paula (PT) à Prefeitura.
Segundo a vereadora, “há relatos de salas com número elevado de alunos sem a devida presença de professores titulares, ausência de agentes educacionais para suporte nas atividades e cobertura de faltas, e acúmulo de funções por parte de servidores devido ao déficit de pessoal”.
Em cinco escolas da cidade, não existem auxiliares de serviços escolares. O déficit foi identificado nos Centros de Educação e Recreação (CER) “Eugênio Trovatti”, “Irmã Maurina” e “Waldyr Alceu Trigo”, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Gilda Rocha de Mello e Souza” e no Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (Neja) “Irmã Edith”.
Outras quatro escolas não têm assistentes administrativos. A ausência foi percebida nos CERs “Padre Mário Cavaretti Filho”, “Lourdes Aparecida Carvalho Prada”, “Rubens Cruz I” e “Valdizar Pinto do Carmo”.
Para Maria Paula, “esse cenário pode afetar diretamente a qualidade do processo de ensino-aprendizagem, além de comprometer a saúde física e mental dos trabalhadores da educação, que se veem sobrecarregados diante da escassez de profissionais”.
A Prefeitura afirma que está realizando processos seletivos simplificados e concursos públicos para suprir a carência de servidores. Estão vigentes os concursos referentes aos editais 003/2022, com vencimento em novembro deste ano, 003/2023 e 004/2024, com vencimento em abril de 2026.
Em junho, foi publicado, ainda, o edital 001/2025, que deverá contratar professores de educação infantil, matemática, dança contemporânea, sapateado, balé clássico e artes visuais e plástica. O concurso deverá selecionar também agentes de apoio ao estudante da educação especial, agentes escolares, coordenadores pedagógicos e diretores de escola.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Na quinta-feira (20), feriado do Dia da Consciência Negra e dos Orixás, Araraquara recebe a Marcha da Consciência Negra 2025, que neste ano traz o tema “Reparação e Justiça Social pelo Bem Viver do...
Recentes protestos de trabalhadores terceirizados da limpeza nas secretarias da Saúde e da Educação de Araraquara levaram o vereador Alcindo Sabino (PT) a fazer questionamentos sobre o contrato ass...
No final de setembro, as vereadoras Fabi Virgílio, Filipa Brunelli e Maria Paula, todas do PT, e os vereadores Alcindo Sabino e Paulo Landim, ambos do PT, e Guilherme Bianco (PCdoB), encaminharam u...
Na quarta-feira (12), o Plenário da Câmara Municipal foi palco de mais uma reunião da Frente Parlamentar em Defesa e Garantia dos Direitos do Idosos, presidida pelo vereador Paulo Landim (PT). A pa...
No final de setembro, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), requisitou à Prefeitura informações sobre projetos de melhorias no Ginásio de Esportes “Guilherme F...
A Câmara Municipal realiza, nesta terça-feira (18), a partir das 15 horas, a 42ª Sessão Ordinária da atual legislatura. Inicialmente, seis projetos devem ser discutidos e votados, mas novos itens p...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.