Notícias



'Estupro virou um crime de oportunidades', diz secretária em encontro de violência contra a mulher

Evento foi organizado pela Comissão da Mulher Advogada da OAB em parceria com a Frente Parlamentar de Araraquara

600


"O estupro virou um crime de oportunidades. A sociedade não pode mais aceitar esta situação. Os nossos homens precisam nos ajudar a acabar com a criminalidade, ainda mais desta natureza, que cresceu 18%, em 2012." A opinião foi da secretária adjunta do Programa Enfrentamento, Combate à Violência e Políticas Públicas para as Mulheres do Governo Federal, Rosângela Riggo, durante o 1º Encontro de Enfrentamento e Combate à Violência Contra Mulher, realizado na manhã do sábado (9) no auditório da Universidade Paulista de Araraquara (Unip).

 

Rosângela representou a ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci. “Eventos como este são importantes para discutirmos leis e políticas públicas com quem é de dever.”

 

Violência foi o tema debatido no evento organizado pela Comissão da Mulher Advogada da OAB – 5ª Subseção de Araraquara em parceria com a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres da Câmara Municipal, presidida pela vereadora Gabriela Palombo (PT). “Esse encontro também serviu para a promoção de um balanço sobre a Lei Maria da Penha, além de debater os próximos passos para a tão sonhada erradicação da violência doméstica”, afirmou.

 

Também participaram autoridades e lideranças locais debatendo a questão da violência contra mulher, políticas públicas, além de chamar atenção para a Lei Maria da Penha, que completou sete anos em 2013.

 

Gabriela parabenizou a Comissão da Mulher Advogada pela iniciativa do encontro. “É um orgulho participar de um evento como este, onde mulheres como estas fazem desta luta a sua alma”, disse. “A Frente Parlamentar e a atuação da OAB tem um papel fundamental na garantia dos direitos das mulheres.” Para a vereadora, essa parceria tende a aumentar com a proposta de uma Procuradoria da Mulher em Araraquara.

 

A presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB de Araraquara, Carla Missurino, falou sobre a luta travada contra a violência doméstica. “Fico feliz em ver a sociedade e o Poder Público engajados nesta luta, nesta causa que também é social e judicial”, afirmou. “Pensar em políticas públicas para a mulher é também pensar na família. Temos que fazer o nosso papel. Há de haver solução moral e na lei para os casos de violência doméstica.”

 

De acordo com o deputado estadual Edinho Silva (PT), as  mulheres representam mais de 51% da população brasileira e é inaceitável que o país tenha mais de 50 mil estupros por ano. “A presidenta Dilma Rousseff mostrou sua indignação diante do aumento em 18% dos casos de estupro em 2012. Não podemos permitir que esse número continue crescendo. Precisamos de medidas urgentes para garantir mais segurança para as mulheres”.

 

Presença

O evento também contou com a presença do presidente da 5º Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil de Araraquara, Dr. João Milani Veiga; da deputada estadual Telma de Sousa (PT); da professora do núcleo de Estudos de Gêneros de Araraquara (NEGar), Lucila Scavone; da presidente da Comissão da Mulher Advogada da seccional de São Paulo, Gislaine Caresia; da advogada, membro da Comissão da Mulher Advogada de Araraquara e ex-vereadora, Márcia Lia; da delegada da Delegacia de Defesa da Mulher de Jaboticabal e Sertãozinho, Andréia Fogaça Nogueira; do comandante do 13º Batalhão de Policia Militar de Araraquara, capitão PM Fábio Ricardo Ferreira; da guarda municipal Juliana Záccaro, integrante da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres; e do cirurgião plástico Rafael Biazotti; entre outras autoridades.


Publicado em: 11 de novembro de 2013

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Parque Infantil: sugestão de limpeza e melhorias nos brinquedos e bancos é enviada à Prefeitura

22 de janeiro de 2026

O Parque Infantil, no Centro, precisa de repintura e reparos gerais nos brinquedos do playground interno e nos bancos de madeira, além de limpeza e roçagem de mato. O tema é levantado pelo vereador...



Vereadores aprovam criação do Selo Empresa Amiga da Diversidade

22 de janeiro de 2026

Durante a 46ª Sessão Ordinária da Câmara, realizada na terça-feira (20), os vereadores aprovaram o Substitutivo nº 2 ao Projeto de Lei nº 165/2025, de autoria da vereadora Filipa Brunelli (PT). A p...



Documento denuncia falta de fraldas para crianças com paralisia cerebral no NGA-3

22 de janeiro de 2026

A interrupção no fornecimento de fraldas no Núcleo de Gestão Assistencial (NGA-3), destinadas majoritariamente a crianças com paralisia cerebral, motivou o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) a quest...



Projeto de readequação da Praça do Cecap prevê melhorias no local

22 de janeiro de 2026

O vereador João Clemente (Progressistas) apresentou Indicação ao Executivo, na qual solicita a elaboração de um projeto de melhoria e de readequação na Praça da Rua Saverio Lia Rolfsen, no Cecap....



Requerimento pede informações sobre situação do Tropical Shopping

22 de janeiro de 2026

O vereador Michel Kary (PL), em Requerimento à Prefeitura, pede informações sobre a situação do Tropical Shopping. No texto, o legislador se refere ao fato de o empreendimento ter sido ligado, em r...



Câmara cria semana dedicada a inovação e empreendedorismo nas áreas de química e biotecnologia

22 de janeiro de 2026

Aprovada na Sessão Ordinária da última terça-feira (20), a Semana de Inovação e Empreendedorismo Biotecnológico e Químico será incluída no Calendário de Eventos de Araraquara. O Projeto de Lei é de...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!