Notícias



Evento da EL incentiva participação dos jovens na política

Palestras foram realizadas no IFSP para alunos entre 15 e 17 anos

1143


Em Araraquara, entre os anos de 2016 e 2020, houve uma queda de 44,6% no número de jovens que optaram por exercer seu direito de voto. A fim de incentivar a participação dos jovens na política, a Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Araraquara realizou, na segunda-feira (25), duas palestras no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), voltadas para estudantes entre 15 e 17 anos, para conscientizar sobre a importância do voto.

Em sua fala, o presidente da EL, vereador Guilherme Bianco (PCdoB), explicou o conceito de democracia, o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro e a finalidade da política. Bianco também é autor da Lei n° 10.418/2022, que institui o Programa Municipal de Incentivo ao voto a partir dos 16 anos e a Semana Municipal de Conscientização do voto a partir dos 16 anos. “Venho aqui pedir para que cada um e cada uma de vocês tire o título de eleitor, porque, assim como o direito ao voto aos 16 anos, a democracia também foi uma conquista que precisa ser defendida todos os dias”, enfatizou o vereador.

Para a servidora da Câmara, Ana Paula Kuwana, o evento vai ao encontro dos objetivos da Escola do Legislativo: “Fazendo esta ponte entre as escolas, a comunidade, e o Poder Legislativo, nosso intuito é difundir conhecimento e chamar atenção para a importância do voto consciente”.

O diretor geral do campus de Araraquara, Fábio José Justo dos Santos, também destacou a importância da participação dos jovens na política. “É muito importante que vocês façam uso desse direito e exerçam a cidadania”, frisou.

Polyana Adriano de Souza tem 17 anos e já retirou seu título de eleitor. Para ela, os jovens poderão fazer a diferença nas próximas eleições. “Se os jovens participassem mais, votassem, nós não estaríamos na situação que estamos hoje”, disse. 

Vale lembrar que o direito ao voto facultativo aos 16 anos e 17 anos foi uma conquista do movimento estudantil, implementada na Constituição Federal de 1988. No Brasil, o voto e o alistamento eleitoral são obrigatórios para maiores de 18 anos e são facultativos para analfabetos, maiores de 70 anos e pessoas com idade entre 16 e 18 anos.

 

Serviço

Jovens que completam 16 anos até o primeiro turno das eleições podem entrar com o pedido para tirar o título de eleitor até o dia 4 de maio pela Internet, no portal do TSE (tse.jus.br). O interessado deve ir na aba “Eleitor e eleições”, clicar em “Autoatendimento do eleitor” e selecionar “Tire seu título”.


Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Conheça os vereadores que apadrinharão projetos selecionados para o Parlamento Jovem

02 de outubro de 2025

Na manhã desta quinta-feira (02), foram divulgados no Plenário da Câmara os 18 projetos que participarão da Sessão do Parlamento Jovem (PJ) de 2025. Na sequência, foi realizado o sorteio das veread...



Palestra da Escola do Legislativo aborda importância do cuidado com a saúde mental

29 de setembro de 2025

Na tarde da sexta-feira (26), o Plenário da Câmara Municipal de Araraquara recebeu a palestra “Saúde Mental – Como Cuidar da Mente no Mundo Atual”, ministrada pela psicóloga Giovana Benassi Cezar....



Benefícios assistenciais e de legislação especial são abordados em curso na Câmara

25 de setembro de 2025

A “Escola do Legislativo Dulce Whitaker”, em parceria com o Programa de Educação Previdenciária (PEP) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), realizou na quarta-feira (24), no Plenário da Câ...



Saúde mental é tema de palestra da Escola do Legislativo

19 de setembro de 2025

A palestra “Saúde Mental – Como Cuidar da Mente no Mundo Atual” será ministrada pela psicóloga Giovana Benassi Cezar no Plenário da Câmara de Araraquara na próxima sexta-feira (26), às 13 horas....



Palestra ‘Desconstruindo o TEA’ é apresentada na Câmara Municipal  

11 de setembro de 2025

Na tarde desta quinta-feira (11), o Plenário da Câmara Municipal de Araraquara recebeu uma palestra sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA), organizada pela Escola do Legislativo (EL).   Com u...



Escola do Legislativo realiza palestra ‘Desconstruindo o TEA’

08 de setembro de 2025

A partir das 15 horas da quinta-feira (11), o Plenário da Câmara Municipal de Araraquara será palco de reflexão sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).   Com uma abordagem baseada em Neurop...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!