2266
A noite da segunda-feira (12) marcou a abertura da exposição de artesanato intitulada "Vamos Fazer?", no saguão da Câmara Municipal de Araraquara, reunindo trabalhos confeccionados nas oficinas de Crochê, Artesanato, Reciclagem e Upcycling (reutilização criativa) realizadas em instituições sociais e nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).
O objetivo da exposição é incentivar a produção artesanal, mostrando o trabalho de pessoas – crianças e adultos – que usam o artesanato como arte, terapia, fonte de renda, decoração, para presentear ou simplesmente como qualidade de vida e bem-estar, além de abrir possibilidades na sustentabilidade como forma de proteger e preservar o meio ambiente.
“A importância é imensa tanto na área da saúde como bem-estar, qualidade de vida. É uma imensidão de benefícios para o ser humano”, disse a professora das Oficinas Culturais Municipais Silvana de Oliveira Santos sobre o trabalho desenvolvido.
Para a coordenadora das Oficinas, Rafaela Pucca, a mostra é um exemplo do quanto as políticas públicas municipais podem dar certo. “Nesse retorno, no pós-pandemia, conseguimos fechar com duas mil inscrições em oficinas culturais. Hoje temos 36 cursos e sete linguagens artísticas diferentes em 40 espaços de atendimento. Agora em fevereiro vamos abrir as inscrições para 2023.”
Representando a vereadora Fabi Virgílio (PT), que intermediou a exposição no espaço cultural da Câmara, o vereador Paulo Landim (PT) pontuou que o projeto representa todos os Cras da cidade, onde as pessoas e as entidades podem fazer artesanato. “As pessoas às vezes ficam sozinhas, deprimidas, então isso é um passatempo, é muito importante. Além de ter uma cultura, uma renda.”
“Esse é mais um momento que dá brilhantismo nesse espaço da Câmara Municipal e mostra o que tem na cidade. Essa exposição é para a população entender que esse projeto, além de socializar novamente as pessoas, se torna também uma fonte de renda. Uma exposição que mostra o grande trabalho das Oficinas Culturais”, completou o presidente da Casa de Leis, vereador Aluisio Boi (MDB).
A exposição fica no Saguão da Câmara até o dia 6 de janeiro, com visitação das 9 às 18 horas.
Também estiveram presentes o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) e as professoras das Oficinas Culturais Municipais Estela Maris da Silva Melo e Vera Lúcia Mazzali.
Como participar
Quem tiver interesse em participar das Oficinas Culturais Municipais deverá ficar atento ao site da Prefeitura a partir de fevereiro.
Mais informações também podem ser obtidas pelo e-mail oficinasculturaisararaquara@gmail.com ou no Centro de Artes e Ofícios (Caof) “Judith Lauand”, localizado na Rua Andrelino Alves Pinto, número 170, no Jardim Floridiana (Vila Xavier), com telefone (16) 3322-5902.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Pacientes em tratamento oncológico em sete unidades de saúde da cidade são isentos do pagamento do estacionamento rotativo, conforme assegura o artigo 12 da Lei Municipal nº 7.058/2009. Em resposta...
Quatro projetos foram debatidos e votados na Sessão Ordinária desta terça-feira (12) na Câmara. Os vereadores de Araraquara rejeitaram o Projeto de Resolução que pedia a suspensão do mandato de...
Durante a 28ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Araraquara, na tarde desta terça-feira (12), foi colocado em votação o Projeto de Resolução de autoria do Conselho de Ética e Decoro Parlame...
O Plenário da Câmara recebeu, na segunda-feira (11), uma palestra como parte das atividades do “Dia Municipal das Pessoas com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD)”, criado pela Lei nº 10.457/2022...
A Câmara Municipal participou do evento de lançamento e de entrega de kits e uniformes do Projeto Superação de Judô, na Emef “Ruth Villaça Correia Leite Cardoso”, no Jardim Maria Luiza. O event...
A “Operação Saturação”, realizada na Praça Santa Cruz, no dia 28 de maio, motivou o Requerimento nº 902/2025, enviado à Prefeitura pela vereadora Filipa Brunelli (PT). Segundo resposta da Secretari...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.