1155
No início do mês de outubro, o vereador Marcos Garrido (Patriota) protocolou o Requerimento nº 814/2022, solicitando esclarecimentos sobre a disponibilidade de contrastes para realização de procedimentos médicos na rede pública municipal de saúde, especialmente em casos de pacientes com problemas cardiovasculares, inflamatórios e com suspeita de tumores.
Em resposta, a Secretaria da Saúde alegou que existem fatores que dificultam a realização de alguns procedimentos que dependem de contraste iodado, entre eles o aumento da demanda pós pandemia; a situação da Covid no resto do mundo e seus impactos no comércio mundial; a escassez de iodo; e a interrupção provisória do fornecimento de contrastes por uma das empresas importante do mercado.
O setor completou informando que a falta de contrastes é global e que recebeu orientações do Ministério da Saúde para avaliar o estoque disponível, priorizar procedimentos em pacientes de maior risco e em condições de urgência, evitar desperdícios, e considerar o uso de métodos alternativos.
Sobre a obtenção de novos materiais, o órgão esclarece que está seguindo todos os trâmites para a aquisição de 750 frascos de contrastes não iônicos para tomografias e outros procedimentos.
“Foram entregues, até o dia 17 de outubro, 440 dos 750 propostos dentro da Ata de Registro de Preços. O saldo remanescente deverá ser entregue em até 90 dias, em três fornecimentos parciais”, completa.
Por fim, a Secretaria afirmou que os contrastes serão utilizados respeitando todas as premissas, cabendo aos profissionais da saúde avaliar a gravidade de cada caso e encaminhar, se necessário, o paciente em regime de urgência.
Todas as informações dadas na resposta foram comprovadas com documentos que foram anexados e podem ser analisados na íntegra no documento de resposta.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Audiência Pública a respeito do possível fechamento do ensino integral da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Gilda Rocha de Mello e Souza” e do Centro de Educação e Recreação (CER)...
Durante a Sessão Ordinária da última terça-feira (18), foi aprovado o projeto que institui em Araraquara o programa municipal “Mulheres Guardiãs: Lideranças na Prevenção de Riscos”, para fomentar a...
Consciência Negra Na quinta-feira (20), Dia da Consciência Negra e dos Orixás, acontece a Marcha da Consciência Negra 2025, com o tema “Reparação e Justiça Social pelo Bem Viver do Povo Negro”. A...
Futebol feminino Pela final da Copa do Brasil Feminina, as Guerreiras Grenás enfrentam o Palmeiras na quinta-feira (20), às 15h30, na Fonte Luminosa, com transmissão da TV Globo, da NSports e do s...
Em Indicação encaminhada recentemente à Prefeitura, os 18 vereadores da Câmara Municipal de Araraquara pedem reforma emergencial da Unidade de Saúde da Família “Dr. Wilson Antunes Pereira” – Parque...
A ludopatia, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um transtorno mental e classificada no Código Internacional de Doenças (CID), apresenta mecanismos neurológicos semelhantes aos...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.