Publicado por: CÂMARA MUNICIPAL DE ARARAQUARA
525
Na segunda-feira (29), a Audiência Pública “Prevenção ao Bullying” reuniu especialistas e representantes da sociedade civil para a discussão do tema no âmbito de Araraquara. Realizado no Plenário da Câmara Municipal, o evento foi convocado pelo vereador Elias Chediek (MDB), que instituiu a “Semana de Conscientização, Prevenção e Combate ao Bullying” no município.
Segundo a professora e especialista no tema, Juliana Munaretti de Oliveira Barbieri, o bullying é manifestado de maneira sutil e tem características próprias, tratando-se de um tipo de violência, que revela agressividades física, verbal e psicológica, de uma ou mais pessoas contra vítimas desprotegidas, causando esgotamento, dor, angústia e insegurança, decorrentes dessas experiências negativas.
“Nesse contexto, é indispensável que as instituições de ensino estejam preparadas para a garantia de um ambiente socialmente saudável. A prevenção ao fenômeno, hoje, é a semente para que as futuras gerações araraquarenses não assistam a massacres como os já registrados na história do país e do mundo”, afirmou Juliana.
Proibido por lei
A Lei Federal 13.185/2015 criou o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying), com o objetivo de capacitar profissionais da educação para lidar com o problema, determinando que as instituições de ensino tenham projetos de combate ao bullying.
De acordo com uma pesquisa de 2018 realizada pelo Instituto Ipsos, o Brasil é o segundo país com mais casos de cyberbullying, tipo de agressão sofrida na Internet e também reconhecida pela legislação federal. Vinte e nove por cento dos brasileiros entrevistados afirmaram que os filhos já foram vítimas dessa situação e que as agressões vieram de um colega de classe.
Para o psicanalista Silas Daniel dos Santos, a violência nasce da frustação, por isso é tão “importante trabalhar a inteligência emocional”. Santos também destacou que o afeto e o diálogo são essenciais para a prevenção ao bullying.
Ações no município
Representando a Secretaria Municipal de Educação, a gerente de Educação Infantil, Muriane Sirlene Silva de Assis, afirmou que a Prefeitura atua no combate ao bullying, através da formação de profissionais. “Nós trabalhamos as emoções dos professores e funcionários para que eles tenham ferramentas para lidar com as emoções dos estudantes. A gente entende que a escola precisa ter essa cultura de paz, com aulas motivadoras, atividades lúdicas e espaço para os jovens se expressarem e serem ouvidos, como rodas de conversa e trabalhos com diferentes linguagens. O combate ao bullying é diário”.
Na rede estadual também há ações nesse sentido. “A base curricular já traz a importância de se trabalhar a inteligência emocional. Teremos uma grande mudança com novas três disciplinas que entrarão no currículo, sendo uma delas chamada Projeto de Vida, para trabalhar a questão do cuidar de si, para que esta criança possa desenvolver seu sonho”, disse a supervisora de Ensino da Diretoria Estadual de Ensino, Isabel de Lourdes Macedo. Segunda ela, a rede estadual e a municipal atuam em conjunto no protocolo de atendimento para acolher crianças vítimas de violência sob orientação do Ministério Público.
Além disso, Isabel frisou que o Estado também incentiva a capacitação dos profissionais, oferecendo cursos virtuais e incentivos como evolução funcional e melhoria salarial para motivar a participação. “Há um esforço muito grande de toda a comunidade para construir essa cultura de paz”.
Chediek reconheceu a importância das discussões. “A presença da população e dos especialistas foi fundamental para conhecermos diferentes realidades e entender o que está sendo feito no município. As falas trouxeram estímulos para melhoria do clima e para a promoção da paz. Espero que todos se mantenham motivados para ampliar essas ações”.
Confira mais fotos aqui: https://photos.app.goo.gl/jFfwxCQ5iZ5WTvcz9
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Música DJ Sueyla Morais, um dos nomes mais respeitados do DJing das noites campineiras e do interior paulista, assume o comando com uma noite 100% dedicada aos clássicos do R&B, Soul, Funk e os hi...
Futebol Pela 3ª rodada do Campeonato Paulista da Série A2, a Ferroviária enfrenta o Ituano no sábado (17), às 18 horas, no Estádio Municipal “Dr. Novelli Junior”, em Itu. O jogo terá transmissão a...
Quem pretende tirar a nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em São Paulo a partir de janeiro passa a contar com um processo mais rápido e econômico. Com as mudanças adotadas após a publicação...
O Curso Unificado do Câmpus de Araraquara (Cuca), realizado em parceria entre o Instituto de Química da Unesp e a Prefeitura de Araraquara, está com inscrições abertas até o dia 31 de janeiro para...
O Portal Trampolim prorrogou, até o próximo domingo (18), o prazo de inscrição para os cursos profissionalizantes gratuitos do programa Trampolim 60+, voltados a pessoas com 60 anos ou mais residen...
Uma Indicação protocolada pelo vereador Guilherme Bianco (PCdoB) solicita à Prefeitura, com caráter de urgência, a adequação do piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes d...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.