768
De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado, o número de furtos em Araraquara aumentou 61%, no primeiro quadrimestre, em comparação com o ano passado. No mesmo período, o número de roubos sofreu uma alta de 37%.
Com base nesses dados, o vereador Lineu Carlos de Assis (Podemos) protocolou o Requerimento nº 695/2022, solicitando informações sobre o aumento de roubos, furtos e depredações ocorridos em Araraquara e a necessidade de maior segurança nas ruas. Recentemente, a Secretaria de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública respondeu ao parlamentar.
Na resposta, o setor informa que, segundo a Constituição Federal, a segurança pública é de atribuição do Estado, por meio das polícias Civil e Militar. “A esta Secretaria cumpre o auxílio através da Central de Videomonitoramento da Guarda Civil Municipal e de convênio com o Estado para compartilhamento das informações e de leitura de placas veiculares”, completa.
O órgão explica que o município possui câmeras instaladas em vias públicas. “São câmeras dotadas com recursos de leitura de placas veiculares integradas ao Detecta do Estado de São Paulo”
A Secretaria afirma que a Central de Videomonitoramento da GCM recebe ainda imagens compartilhadas do Terminal Central de Integração, dados do veículo móvel da Área Azul, dados do pedágio de Bueno de Andrada, além de 350 câmeras que integram o programa Câmera Cidadã e 1.000 instaladas nos próprios públicos municipais.
“Além disso, esta Secretaria mantém um setor de inteligência especificamente para tratar, pesquisar e armazenar imagens, colaborando com as polícias para investigação criminal ou no exercício do Poder de Polícia da Administração Municipal nas questões ambientais, de posturas ou de trânsito”, finaliza.
Quando questionada sobre locais com aumento de usuários de drogas e população em situação de rua, o setor alega que são tomadas providências com base na Lei de Drogas e que tais indivíduos são encaminhados para as medidas cabíveis. “A GCM patrulha praças e áreas de lazer por toda a cidade, intensificando naquelas com maior risco de ocorrências.”
Por fim, o órgão argumenta que o aumento da vulnerabilidade social não está, necessariamente, relacionado com o aumento de crimes; e frisa que Araraquara tem diversos programas sociais para atender esse público, que é monitorado e assistido diariamente.
“Apesar dos esforços do Estado e do patrulhamento da Guarda Municipal, estamos diante de números alarmantes de aumento da criminalidade em nossa cidade, gerando uma constante sensação de insegurança à população. Escolas estão ficando sem aulas devido ao furto de fiação, postos de saúde com risco de perder medicamentos que necessitam serem acondicionados em refrigeradores, ruas totalmente no escuro pelo mesmo motivo, furtos ocorrem em igrejas, residências, comércios e até em funerárias. Precisamos nos atentar a essas questões e investir em ações diretas, com reforço no trabalho preventivo e repressivo, para que o cidadão de bem, o trabalhador, possa avistar um horizonte que indique mudança no quadro de Segurança Pública”, concluiu o vereador.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A 29ª Sessão Ordinária, realizada na tarde desta terça-feira (19), foi marcada pela aprovação de 13 projetos e pelo retorno do vereador João Clemente (Progressistas) ao Plenário, assumindo a vag...
A Câmara de Araraquara oficializou nesta terça-feira (19) o retorno de João Clemente (Progressistas) ao cargo de vereador. Ele tomou posse em um ato realizado no Gabinete da Presidên...
O PAT Araraquara está com novas oportunidades de emprego em diferentes áreas profissionais. Entre elas, há vagas para assistente de vendas, cozinheiro(a) em diferentes segmentos, engenheiro de segu...
O programa “Viagem Literária”, que percorre bibliotecas em 66 cidades paulistas, terá Araraquara como uma das contempladas, com atividades gratuitas na Biblioteca Municipal “Mário de Andrade” nos d...
Araraquara recebe nos dias 20 e 21 de agosto a Mostra de Curtas com exibições gratuitas das produções dos cineastas Paulo Delfini e Wisley Luiz, em sessões apoiadas pela Secretaria Municipal de Cul...
A Prefeitura de Araraquara informa que, em razão do feriado de 22 de agosto, quando a cidade celebra seus 208 anos, não haverá expediente no Paço Municipal, nas unidades da administração direta e i...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.