Notícias



Gestão da saúde pública municipal é alvo de fiscalização parlamentar

Vereadora Filipa Brunelli (PT) encaminhou documento com questionamentos à Prefeitura

Publicado por: Foto: Prefeitura de Araraquara

191


Em Requerimento enviado à Prefeitura, a vereadora Filipa Brunelli (PT) busca esclarecimentos sobre a resposta ao Requerimento nº 849/2025 referente à gestão da saúde pública municipal.

 

No documento, a parlamentar pede ao secretário municipal da Saúde mais detalhes referentes aos dados apresentados na resposta do Requerimento anterior e na documentação complementar enviada.

 

Contratos de gestão e terceirizações

Filipa solicita o envio integral dos relatórios mensais de produtividade apresentados pela Fundação Municipal “Irene Siqueira Alves” (Fungota), referentes aos contratos de gestão nº 01/2021, 01/2022 e 01/2023, com detalhamento de atendimentos realizados por especialidade, exames e cirurgias executadas, comparativo com as metas contratuais e penalidades aplicadas por descumprimento.

 

Pede também justificativa técnica e jurídica da contratação emergencial da empresa Clínica Médica Soberana Ltda. para o Dengário, incluindo o parecer jurídico que fundamentou a dispensa de licitação, relatórios de produtividade da contratada e justificativa para o acréscimo de 23,73% no valor contratual.

 

Solicita ainda a relação dos contratos vigentes com laboratórios e clínicas privadas para exames e procedimentos, especificando período de vigência, quantitativo mensal executado por tipo de exame e valores pagos por tipo de exame.

 

Filas e demanda reprimida

A vereadora pergunta quais ações concretas foram implementadas para enfrentar a fila de espera dos seguintes procedimentos, cujos prazos, em sua avaliação, ultrapassam limites razoáveis: Ambulatório de incongruência de gênero (88 meses), Ambulatório de infertilidade (108 meses), Colonoscopia (30 meses), Histerossalpingografia (120 meses), Neuroimagem (38 a 76 meses), Fisioterapia e Equoterapia (72 meses) e Urologia infantil (25 meses).

 

Busca saber ainda a justificativa para a estagnação das filas apesar de contratos em vigor com diversos prestadores; quais os critérios atualmente utilizados para a regulação e agendamento desses exames; e se há priorização por gravidade, idade ou tempo de espera.

 

Transparência e planejamento orçamentário

A parlamentar solicita demonstrativo de todos os remanejamentos orçamentários realizados no âmbito da Secretaria Municipal da Saúde desde janeiro de 2025, com a devida justificativa técnica; além da relação das comissões responsáveis pela fiscalização dos contratos de gestão e terceirização, perguntando quem são os membros, com qual frequência se reúnem e se há atas disponíveis.

 

Fungota

Com relação à Fungota, Filipa questiona se está sujeita à Lei de Acesso à Informação e se publica em seu site os relatórios de gastos e metas e, em caso positivo, pede indicação do endereço eletrônico.

 

Também indaga sobre o percentual do orçamento da saúde municipal que está sendo executado via Fungota em 2025.

 

“A ausência de eficácia no enfrentamento das filas da saúde, aliada ao elevado volume de recursos transferidos a terceiros, sugere possível falha de planejamento, omissão administrativa e uso ineficiente do dinheiro público”, argumenta a vereadora. “Cabe ao Poder Legislativo exercer sua função fiscalizadora e exigir respostas claras, dados precisos e ações efetivas para proteger a vida da população araraquarense.”


Publicado em: 24 de julho de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara aprova lei para priorizar espécies nativas na arborização da cidade

31 de julho de 2025

Em segundo turno de discussão e votação, a Câmara de Araraquara aprovou por unanimidade, em Sessão Extraordinária nesta quinta-feira (31), um projeto de lei complementar que altera o Código de Arbo...



Prazo para implantação da hora-aula de 50 minutos na Educação Infantil é questionado

31 de julho de 2025

A fim de garantir mais transparência na gestão da educação pública e o respeito aos direitos dos educadores da rede, o vereador Rafael de Angeli (Republicanos) encaminhou à Prefeitura de Araraquara...



Oficinas Culturais - 31/07

31 de julho de 2025

As oficinas culturais estarão com inscrições abertas para o segundo semestre de 2025, entre os dias 15 e 24 de agosto. Há oficinas no Centro de Artes e Ofícios Judith Lauand, CEU das Artes, Quilomb...



Férias (31/07)

31 de julho de 2025

O Circuito Cultural de Férias - programa com oficinas artísticas realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundart - segue com atividades gratuitas até o dia 1º de agosto. As oficinas oferec...



PAT (31/07)

31 de julho de 2025

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara está com diversas vagas abertas, com oportunidades para auxiliar de laminador (10 vagas), montador para produção de blocos de concreto (10)...



Concerto Grátis

31 de julho de 2025

Na próxima quinta-feira (7), às 19h, no Palacete das Rosas, acontece o concerto “NoTas que Contam”, com a Orquestra Jovem de Araraquara. Com entrada gratuita e distribuição de convites uma hora ant...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!