Publicado por: Foto: Prefeitura de Araraquara
1766
A situação da frota utilizada pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Araraquara foi tema do Requerimento nº 766/2023, enviado em setembro à Prefeitura pelo vereador Rafael de Angeli (PSDB).
Na ocasião foram pedidas informações detalhadas sobre as manutenções regulares e preventivas, além da relação e situação dos veículos leves, utilitários, motocicletas e micro-ônibus que deveriam estar em uso pelos servidores durante o exercício de suas funções, que são proteger os bens, serviços e instalações municipais, entre outras atribuições.
João Alberto Nogueira Júnior, secretário Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, informou em documento que, em novembro de 2023, a GCM contava com dez carros, duas camionetes, um micro-ônibus, cinco motocicletas e, desse total, 67% estavam em condições de uso.
O titular da pasta prossegue em sua resposta afirmando que, dos 18 veículos da corporação, havia quatro viaturas e uma motocicleta fora de operação por problemas mecânicos. Sobre a interrupção no uso do único micro-ônibus da frota, ele explica que “encontra-se em andamento na Prefeitura Municipal o processo de contratação dos serviços necessários para o seu reparo”.
A respeito dos questionamentos relativos aos contratos de manutenções preventivas ou corretivas, Nogueira esclarece que durante o período da garantia dos veículos as revisões são feitas conforme orientações do fabricante que constam no manual e que um guarda civil municipal fica responsável pelo controle da quilometragem nesse período.
Ari Pavan, coordenador executivo de Logística, complementa esclarecendo que, quando esse prazo é encerrado, as ações passam a acontecer de forma preventiva ou corretiva, conforme a necessidade dos equipamentos. Entre os procedimentos obrigatórios estão incluídos a troca periódica dos filtros, fluidos de freio e óleos lubrificantes, ficando o gerenciamento das atividades sob a responsabilidade da Secretaria de Administração, assim como já acontece com toda a frota pertencente à Prefeitura.
“A porcentagem elevada de veículos inoperantes, especialmente os 33% mencionados, levanta sérias preocupações sobre a eficiência das medidas de manutenção adotadas. No entanto, é importante ressaltar que isso não reflete a dedicação e o profissionalismo dos agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Araraquara, que continuam a desempenhar um papel fundamental na segurança da comunidade”, aponta o parlamentar.
Para ele, “a segurança dos nossos cidadãos não pode ser comprometida, e continuaremos pressionando por respostas detalhadas e ações imediatas para resolver esses problemas. Reconhecemos e valorizamos o incansável trabalho desses profissionais, que enfrentam desafios diários para proteger nossa comunidade. A população merece uma GCM operacional, equipada e pronta para cumprir sua missão de proteger nossos cidadãos”, conclui Angeli.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Câmara Municipal realizou, na noite de sexta-feira (3), a entrega do título de Cidadão Araraquarense “in memoriam” ao Sr. José Marino. A homenagem foi proposta pelo vereador Coronel Prado (Nov...
Relatos de precariedade na infraestrutura do Ginásio de Esportes “Guilherme Fragoso Ferrão” e da Pista de Atletismo “Armando Garllippe” motivaram o Requerimento nº 1579/2025, enviado pelo president...
Exposição Araraquara recebe, a partir desta sexta-feira (3), a exposição “O Assalto do Maravilhoso – o movimento surrealista no Brasil 1960-2025”. Com abertura às 19 horas na Biblioteca Municipal...
Basquete feminino Pelo Campeonato Paulista, o Sesi enfrenta Ourinhos, nesta sexta-feira (3), às 19 horas, no Ginásio Municipal “José M. Paschoalik”, casa das adversárias. As araraquarenses estão n...
A represa do Parque Pinheirinho seguirá fechada por tempo indeterminado, informou a Subsecretaria de Defesa Civil. O local foi interditado totalmente após um laudo do Departamento Autônomo de Água...
O programa Consultório na Rua, instituído no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), tem como objetivo ofertar atenção integral à saúde da população em situação de rua, de forma itinerante, multipr...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.